Thiago Trindade

Título de eleitor: cadastro e regularização encerram em maio

A importância do título de eleitor é um grande ato de cidadania e vai muito além do voto

27 de fevereiro de 2022 às 19:24
3 min de leitura

Falta pouco mais de dois meses para chegar o fim do prazo para tirar o título de eleitor, documento de extrema importância para a vida do brasileiro.

Para quem tem de dezesseis anos até setenta anos de idade, ainda dá tempo de ficar em dia com a justiça eleitoral. Mas, para que serve o título além de votar?

Antes de qualquer coisa, ter o título é ser cidadão. Votar em si, é um ato de cidadania, um direito que foi conquistado após muita luta e submissão. Você consegue imaginar como seria caótico se não pudéssemos escolher os nossos governantes?

Todos os dias a mídia nos mostra como é a situação de países em que o voto não é “livre”. China, Rússia, Venezuela... a população desses países pagam um alto preço pela ausência de direitos políticos.

Por outro lado, engana-se aquele que pensa que esse documento serve apenas para as eleições. O título também é exigido para tirar ou renovar o passaporte, recadastramento de contribuintes da Receita Federal, para matricular-se em faculdades e universidades, também é exigido para poder assumir posse em cargo público e até para a venda de imóveis.

E ainda tem pessoas que não levam a sério.

Por isso, não perca tempo. É fácil, rápido e gratuito. Basta entrar no site https://www.tre-sp.jus.br/eleitor/atendimento-online/titulo-de-eleitor e entrar no sistema “Título Net”. Não deixe de usufruir do seu direito.

Como tirar o título de eleitor?

Antes do processo, é importante verificar se você possuí débitos ou multas antes de prosseguir com a solicitação. Caso tenha, você pode regulariza-las com o Guia de Recolhimento da União.

A regularização do título pode ser feita da sua casa, por meio do sistema Título Net, disponibilizado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo vai até o dia 4 de maio de 2022, e também é válido para aqueles que vão emitir a primeira via do documento.

Ao solicitar a regularidade, ela será concluída após a análise dos documentos que são pedidos. Você pode acompanhar pelo site para ver como está o processo.

Este texto foi escrito com a colaboração da redatora Monalisa Mendes.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas