Thiago Trindade

Limpeza Urbana: O que vem acontecendo com Teresina?

Da zona norte a sul, moradores relatam o mesmo problema: a falta de limpeza ou o serviço incompleto por parte da CTA.

27 de março de 2022 às 14:48
6 min de leitura

A limpeza urbana sempre foi um desafio para os gestores municipais afinal, manter a cidade limpa, conservar patrimônios, e oferecer qualidade de vida para os moradores, é um serviço que na prática não é tão fácil de ser executado.

A manutenção da limpeza pública vai bem além da varrição de ruas e capina, inclui também a limpeza de praças, parques, podas regulares de árvores e em muitos casos, abrange a limpeza e o desentupimento de bueiros.

Consórcio Teresina Ambiental composto por três empresas, é o responsável pela limpeza na capital.


Não se trata de estética

Esse serviço tem relação direta com a saúde pública e também preservação ambiental. A população fica vulnerável a doenças e outros transtornos como vêm acontecendo nos últimos meses, com a nítida negligência do tal consórcio que atua em Teresina, desde os idos do início dos anos 2000.

Moradores do conjunto Torquato Neto, localizado na zona sul de Teresina, pra citar um exemplo clássico e doloroso, estão sendo prejudicados há anos com a limpeza incompleta. A mesma que vem sendo observada em diversos pontos da cidade.

Segundo a dona Raimunda, moradora do condomínio Vinícius de Moraes, a última capina foi realizada por lá no mês de fevereiro, e os galhos e resíduos até hoje não foram recolhidos.

Bairro Torquato Neto, zona sul. O contrassenso: CTA que deveria manter a limpeza da cidade, tira o matagal e deixa a sujeira em via pública.

No bairro Marquês, zona norte da cidade, a situação não é diferente. Um morador da região que não quis se identificar afirma que a limpeza até acontece, mas de forma incompleta, como pode ser observado na seguinte imagem.

Parada de ônibus no bairro Marquês. Mato impede a passagem de pedestres na calçada.

O surpreendente é que até grandes avenidas como, por exemplo, a Henry Wall De Carvalho, encontra-se carente de limpeza. Há tempos.

A moradora Any conta que também já faz bastante tempo que não é feito uma limpeza por ali.

“Tem um terreno servindo de lixão e esconderijo para assaltantes. Eles já não vêm fazer a limpeza, e quando fazem, deixam a sujeira em um canto. Do que adianta?”

Em uma rua que dá acesso a Avenida Henry Wall De Carvalho, matagal invade até os postes.

É nesse ponto que quero chegar: de que adianta um contrato milionário, pago mensalmente pela prefeitura para uma empresa privada, que antes até cumpria com o seu trabalho, mas agora com a chegada da nova gestão decidiu recuar na execução do seu serviço? O que tem acontecido para o consórcio que antes fazia um trabalho minimamente respeitável na capital, mudar de conduta, mesmo sendo muito bem pagos?

Como ficam os habitantes de Teresina em meio a esse descaso com algo que é básico?

Segundo Cícero Rocha, presidente do sindicato que representa os terceirizados do estado do Piauí, não há nenhuma denúncia feita pelo CTA ( Consórcio Teresina Ambiental ) a respeito de salários ou tickets atrasados.

“A parte da remoção dos resíduos é de responsabilidade da coordenação da empresa contratada pela prefeitura” Reitera Cícero.

Ou seja, a prefeitura de Teresina está cumprindo com a sua parte do acordo. Diariamente, atividades do CTA são divulgadas como se estivessem sendo realmente efetivas, mas o povo relata o contrário.

E o povo não mente.

Deixo aqui uma dura crítica sobre a falta de compromisso da (ou do, como queiram) CTA a partir do momento em que deixa de prestar o serviço completo, visto que as condições de trabalho dos funcionários estão em dia, e não falta estrutura e nem equipamentos para a execução dos mutirões de limpeza.

Entenda o Consórcio

O Consórcio Teresina Ambiental mais conhecido como CTA, é formado por três empresas que juntas são as responsáveis pela limpeza e coleta seletiva do lixo em Teresina. São elas: Litucera Limpeza e Engenharia Ltda, Revita Engenharia S.A. e CTR Engenharia S.A.

O consórcio foi criado em 2017 mas algumas destas empresas já atuam na capital a quase duas décadas. Está sob administração de Edison Gabriel da Silva e recebem mensalmente em torno de 15 milhões de reais da prefeitura de Teresina pra manterem o serviço de limpeza e coleta para a população teresinense.

O contrato do consórcio com a prefeitura vence no segundo semestre deste ano.

O outro lado

A equipe do portal LUPA1 tem tentado contato com os dirigentes da CTA, mas até a veiculação da matéria, não houve retorno. O espaço está aberto para qualquer esclarecimento.

Se é que há.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas