Thiago Trindade

Golpes financeiros têm atingido cada vez mais idosos

Tentativas de golpes do tipo aumentaram cerca de 60%.

22 de outubro de 2021 às 15:02
2 min de leitura

Uma idosa de nome Dona Maria denunciou que vem sendo vítima de golpes financeiros utilizando o seu nome para realizar empréstimos no banco. A senhora, que vive de maneira humilde e sozinha em casa, só recebe um salário mínimo por mês e afirma que a cada dia está ficando mais difícil pagar os insumos básicos.

Além da dificuldade de não sobrar dinheiro para alimentação, energia e água, ela ainda tem que pagar as dívidas acumuladas por um golpe que sofreu.

Foto: Dona MariaCasos como o da Dona Maria estão ficando cada vez mais frequentes, já que desde que a pandemia do coronavírus começou, as tentativas de golpes desse tipo contra idosos aumentaram cerca de 60%, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A pior parte, é que costumes antigos são difíceis de serem parados: muitos idosos guardam a senha do cartão anotado em um papel ao lado do próprio cartão para facilitar na hora do pagamento. Porém, isso também facilita para a ação de golpistas que, muitas vezes, são conhecidos bem próximos da vítima.

Delegacias Especializadas de Polícia Civil Governo do PI

A advogada previdenciária Adriana Carvalho afirmou que em casos como esse, o idoso tem total direito de registrar um boletim de ocorrência na delegacia responsável e alegar que não compactuou com os empréstimos realizados com o banco. Além disso, é importante ficar atento com mensagens e ligações no celular com ofertas maravilhosas e irrecusáveis.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas