Thiago Trindade

DETRAN-PI: Atual gestão traz desgaste a imagem do governo

Ligada ao deputado Francisco Costa-PT, opinião pública negativa a respeito dos serviços oferecidos pelo órgão é unanimidade

22 de fevereiro de 2022 às 20:48
6 min de leitura

O departamento estadual de trânsito do Piauí (DETRAN-PI) é um das entidades públicas que mais arrecada dinheiro para o Estado. Mas infelizmente, esse dinheiro parece não estar chegando de volta aos usuários.

Detran-PI
Thiago Rodrigues/Lupa1

Suas atividades continuam deixando a desejar, mesmo após anos de promessas para a melhora no atendimento. A estrutura física e seu sistema sempre “fora do ar”, nem se fala. É uma reclamação recorrente de todos os piauienses.

Essa situação já é antiga, e também, conhecida pela gestão atual, que hoje se encontra na responsabilidade do diretor-geral Garcias Guedes.

“Nosso foco será baseado em três pilares: a modernização do sistema de informação, outro ponto que não podemos deixar de destacar é a educação no trânsito". Declarou.

Desde Agosto de 2020 Garcias Guedes dirige o Detran-PI, sendo indicado pelo deputado estadual Francisco Costa (PT)

Difícil mesmo é encontrar um relato positivo da desenvoltura do departamento vindo da população e a voz de insatisfação agora ganha coro com os servidores. Há poucos dias, até greve de fome uma servidora do órgão teve que fazer para tentar chamar a atenção das autoridades.


Maria Vieira, servidora do DETRAN-PI. Em greve de fome na porta da instituição para tentar chamar atenção das autoridades.

Entre as principais reclamações da população, agora está a falta de comunicação e esclarecimento por parte da instituição a respeito do acesso presencial a sede. No momento atual, aqueles que desejam se deslocar até o prédio para serem atendidos, precisam apresentar o comprovante de vacinação contra a COVID-19. Instrutores sequer podem adentrar ao local das provas práticas para acompanhar seus alunos.

Este é mais um dos vários problemas que agora se somam ao amontoado de reclamações que seguem no registro que fizemos na rede social do órgão:


Reclamações do público nas redes sociais do DETRAN-PI.

Ao menos neste caso dos cartões de vacinação, o problema não está em exigir o comprovante de vacinação, já que essa conduta está de acordo com as medidas sanitárias, mas em não comunicar de forma adequada aos usuários.

Falta uma comunicação de qualidade, que não deixe brechas para dúvidas, questionamentos ou surpresas desagradáveis. Em síntese, todas as áreas da repartição apresentam falhas, estas, que poderiam ser resolvidas se houvesse um olhar mais atento das gestão.


Ricardo Borges, presidente da Associação Piauiense de Educação no Trânsito (APETRANS) afirma que as inconsistências do DETRAN poderiam ser resolvidas com simples passos.

“Mais de 50% dos trabalhadores do DETRAN são funcionários privados, e por conta disso, existem muitas limitações para exercer o atendimento. Grande parte dos funcionários públicos que ainda estão lá, são do período da fundação do departamento. O concurso público é uma demanda que os próprios servidores estão pedindo durante as manifestações.”, afirma Ricardo.

Ricardo Borges no programa Brasil Urgente Piauí.

Para conhecimento dos leitores, além disso temos um outro problema: todo o dinheiro arrecadado pelo órgão é totalmente repassado para o Estado. É necessária a redistribuição desta renda. Ao direcionar um valor mínimo de retorno para o Detran-PI, problemas como a falta de manutenção na estrutura física dos prédios e o descaso com as necessidades dos funcionários, seriam amenizados.

Dessa forma, deixo claro que a postura da atual gestão é decepcionante. Ao perceber tantos problemas e demonstrar conivência, fica nítido o que perpetua esta situação: apenas o interesse político. É preciso ouvir os funcionários, a população, e, além disso, procurar executar medidas para solucionar, ou ao menos, tentar amenizar tantas falhas acumuladas ao longo dos anos.


QUEM É GARCIAS GUEDES

Garcias Guedes substituiu o até então diretor do Detran-PI Arão Lobão, que era indicação do atual Ministro da Casa Civil Ciro Nogueira. Com o rompimento de Ciro com o governo, Garcias Guedes foi o indicado.


Deputado Estadual Francisco Costa é o responsável pelo grupo político de Garcias Guedes. Mas mantém distância da imagem do Detran-PI.


Ele também já ocupou cargos na Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e também no Instituto de Águas e Esgotos do Estado e é ligado ao grupo político do até então deputado federal Assis Carvalho que faleceu em Julho de 2020.

Sua indicação para o cargo no DETRAN-PI se deu através do atual deputado estadual Francisco Costa (PT), que agora é pré-candidato a deputado federal, mas que pelo visto parece não querer ver nem de longe - ao menos publicamente - a sua imagem atrelada a gestão do DETRAN-PI, mesmo sendo intrinsecamente ligado a instituição.

Mas por lá está notícia não é nenhuma novidade, principalmente aos mais de 50% dos servidores comissionados.

Confira a matéria divulgada no Brasil Urgente Piauí:


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas