Thiago Trindade

Com mais de 160 mil votos na capital do Piauí, Bolsonaro nunca visitou Teresina como presidente

Última visita registrada na cidade tem pouco mais de 5 anos. O atual presidente estava em sua pré-campanha e a data era 05 de abril de 2017.

26 de junho de 2022 às 16:50
6 min de leitura


Jair Bolsonaro, então deputado federal, em sua última visita a Teresina, capital do Piauí, em 05 abril de 2017.

Há alguns anos, o hoje presidente Jair Bolsonaro polemizou uma de suas declarações em um vídeo para as redes sociais:

"Onde fica o Piauí, fica na China?", questionou o presidente. Internautas reagiram negativamente à declaração do político, mas houve também quem saísse em defesa do então deputado.

Curiosamente, Bolsonaro já esteve no Piauí no dia 5 de abril de 2017 e foi recepcionado por uma multidão no aeroporto de Teresina.

O tempo passou, vieram as eleições e Bolsonaro foi eleito presidente.

Dos 27 estados do nosso país, ele foi o primeiro colocado em 17. Das 27 capitais, o atual presidente venceu em 21. A grande maioria dos votos de Jair Bolsonaro, 68%, teve origem no Sul e Sudeste. Aqui, no nordeste, o desempenho do candidato foi baixo. Bolsonaro conquistou 15% dos seus votos, quando a região representa 27% do eleitorado.

Entre as 6 capitais em que perdeu, está Teresina, capital do Piauí, que segundo o IBGE conta hoje com pouco mais de 860 mil habitantes, três vezes menos habitantes que a região leste da cidade de São Paulo (anote isso).

Em 2018, nas eleições, 162.652 mil teresinenses foram às urnas votar em Bolsonaro. Um rápido comparativo mostra que os votos dos teresinenses para o atual presidente, hoje, elegeriam um deputado federal em nosso estado. Ou seria como se toda a população do bairro de Grajaú, o terceiro bairro mais populoso de São Paulo, votasse no atual presidente.

Esse breve resumo do resultado das urnas nas eleições presidenciais de 2018 pode ou tenta explicar a inexpressiva atenção do governo federal diante da expressiva votação de Bolsonaro em Teresina. Pode até parecer pouco para eles, mas para nós, não é. Também tenta trazer ao eleitorado teresinense uma razão para os mais de 5 anos que não recebemos na capital do nosso estado, a visita do presidente do país.


OBRAS ATRASADAS E FALTA DE LIDERANÇA POLÍTICA NA CAPITAL AFASTAM A VISITA DO PRESIDENTE

Com a chegada das eleições de 2022 apesar da solidão que vivemos diante da atenção do poder executivo federal, fomos em busca de entender porque Teresina não entra no mapa da atual gestão federal. Em contato com membros e integrantes do governo a avaliação é a de que não há fortes motivos para uma visita, e para completar não há uma grande liderança na capital que o represente. Um outro problema que relatamos há poucos dias.

Das obras federais atrasadas em Teresina podemos citar algumas, entre elas: o viaduto do mercado do peixe, a entrega da duplicação das rodovias 343 e 316, o rebaixamento da rodovia 343 na saída da capitale a entrega do novo posto da PRF na BR 343, que quando anunciado há alguns anos, até heliponto teria. O heliponto está feito, em meio aos escombros da obra abandonada. Quem por lá passa, amarga na rápida passagem em direção ao seu destino, uma obra estagnada pelo DNIT PIAUÍ.



Viaduto do Mercado do Peixe: A obra traz transtornos diários aos teresinenses e nenhuma autoridade do governo federal busca solucionar.


O AFAGO AOS TERESINENSES: PRIMEIRA-DAMA ANUNCIOU VISITA A CAPITAL NESTA SEXTA (24) PARA LANÇAR A CASA DA MULHER BRASILEIRA MAS CANCELOU POUCAS HORAS DEPOIS

A primeira-dama Michelle Bolsonaro anunciou visita a Teresina. A imprensa divulgou seu desembarque no aeroporto da capital. Por aqui também anunciamos.


Primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro.

O motivo da visita seria para lançar a pedra fundamental para iniciar as obras da Casa da Mulher Brasileira.

O encontro com os teresinenses estava marcado para às 15 horas desta sexta, 24 de junho, na Avenida Roraima, no Bairro Aeroporto.

Sua chegada não aconteceu e nem esclarecimentos para o cancelamento da sua vinda a Teresina foram dados pelo governo.


EM 2021, BOLSONARO TAMBÉM CANCELOU SUA VISITA A TERESINA

O presidente faria a entrega de 18 caminhões em um programa do Ministério da Cidadania para prefeituras.

O cerimonial da Presidência da República entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Teresina para cancelar a visita do presidente Jair Bolsonaro que estava prevista para sexta-feira, 28 de maio de 2021.

Na época, a informação do cancelamento foi confirmada pelo então senador e hoje ministro Ciro Nogueira (Progressistas).


FAKE NEWS DA VISITA DE BOLSONARO A TERESINA

Em outubro de 2021, foi plantada nas redes sociais a falsa notícia de uma visita do presidente Bolsonaro a Teresina. A imprensa nacional alertou que as imagens difundidas na internet eram da visita de Bolsonaro ainda no ano de 2017.

Confira aqui.


O QUE PODEMOS ESPERAR?

Restando agora poucos meses para as eleições, na melhor das hipóteses podemos esperar três movimentos: o primeiro seria a entrega das obras citadas nesta reportagem que não exigem grandes esforços e trariam mais reconhecimento político ao presidente em Teresina.

O segundo movimento seria o apoio de algum dos candidatos ao governo do estado que possam representar Bolsonaro na capital.

Este candidato seria Sílvio Mendes, mas os recentes sinais públicos emitidos pelo pré-candidato são de que ele não dará apoio ao presidente Bolsonaro mesmo tendo em sua base política lideranças federais diretamente ligadas ao presidente.

Já o terceiro movimento seria a visita de Bolsonaro a Teresina, que diante dos fatos, parece estar cada vez mais distante.



Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas