Thiago Trindade

Carnaval: A festa que pode tudo?

Apesar do decreto do governo cancelando o carnaval de rua, balanços da PM e da GCM apontam números incomuns de apreensões e prisões.

03 de março de 2022 às 10:02
4 min de leitura

Apesar de o carnaval de rua ter sido oficialmente cancelado no Piauí, conforme o decreto nº 20.525, o “não-carnaval” se tornou a nova forma de comemorar o feriado.

Com a guerra e a pandemia ainda em vigor, os foliões se viram sem o tradicional corso de Teresina, e também, sem os tão bem frequentados bloquinhos de rua. Em 2022, o carnaval tomou uma nova roupagem para si, tornando-se mais calmo e silencioso.Teresina ficou mais vazia do que o costume nesses cinco dias, mas ainda sim, a violência continuou se fazendo presente.

A Polícia Militar do Piauí divulgou recentemente o balanço das ações no carnaval, em poucos dias, dezessete armas foram apreendidas. Armas que em mãos erradas, poderiam provocar vítimas fatais.

Ainda falando do feriado, segundo as informações dadas pelo comandante geral de Operações da PM, o Coronel Rodrigues, nesse período mais de 1.500 ocorrências foram registradas em todo o Estado. Também foram realizadas 77 prisões durante a operação Carnaval 2022.

Não podemos esquecer o trabalho da Guarda Civil Municipal, que possui grande importância para a manutenção da segurança na cidade. Segundo o comandante André Viana, os números de ocorrências atendidas pela guarda foram consideráveis. Nove veículos foram recuperados e houveram cinco conduções a central de flagrantes.

André Viana, novo comandante da Guarda Civil Municipal Lucas Dias / Semcom

Porém, o que chama atenção é que duas das conduções são por conta de depredação ao patrimônio público, também conhecido como vandalismo. Volto a atenção para esse problema, a cultura da depreciação do patrimônio público ainda vai render muita dor de cabeça para nosso atuais gestores, afinal, é um investimento que além de não ser usufruído pelos populares, também é desperdício de dinheiro.

Vale lembrar que a polícia militar do Piauí foi deslocada também para promover o cumprimento dos decretos em cidades do interior do estado, onde é mais comum a realização de eventos públicos e festas.

Por outro lado, na cidade vizinha, União, mesmo com o decreto e as restrições, as festividades não deixaram de acontecer. O problema é que a própria vigilância sanitária, que deveria zelar pelo cumprimento de medidas de distanciamento social, não pareceu ter maior interesse na aglomeração.

Aglomeração na cidade de União.

A verdade é que a festa “que pode tudo” está servindo para mascarar os altos índices de criminalidade na capital. Enquanto isso, todos os dias centenas de policiais e outros servidores da segurança pública, lutam para preservar a ordem pública.

Profissionais estes, que deveriam ser mais valorizados, afinal, o esforço que os homens e mulheres de farda se empenham todos os dias, é indescritível.

Durante o feriado, o trabalho destes é dobrado, mas sempre em busca da segurança de todos, inclusive a sua. Então, contribua como cidadão, e denuncie sempre que for necessário.

Como denunciar?

Se você presenciar alguma situação que vai contra a lei, pode denunciar para a Polícia Militar pelo 190 ou para a Guarda Civil Municipal pelo 153.

Este texto foi escrito com a colaboração da redatora Monalisa Mendes.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas