Thiago Trindade

Alerta: Brasil enfrenta desabastecimento de medicamentos

Ao se deparar com prateleiras de farmácias e hospitais vazias, o consumidor encontra dificuldades para seguir tratamentos médicos.

09 de agosto de 2022 às 12:25
1 min de leitura

O Brasil encontra-se em uma situação delicada. De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 80% dos municípios brasileiros estão enfrentando o desabastecimento de medicamentos ou insumos básicos farmacêuticos.

Segundo o Ministério da Saúde não há estimativa para a normalização. Entre os medicamentos em falta estão: antibióticos, antialérgicos, antigripal e até mesmo, o soro fisiológico, insumos que são essenciais para o funcionamento de qualquer instituição hospitalar.

Justificativa

Um ponto a ser abordado é que a produção de remédios no Brasil depende do insumo farmacêutico ativo (IFA), este, que 68% do insumo utilizado em território nacional é importado da China.

Que recentemente, adquiriu aolockdownapós a alta de casos de COVID-19, o que impactou tanto a produção do insumo quanto a chegada de estoques.

O contexto é preocupante. E as consequências desse “apagão” nas farmácias e hospitais podem ser desastrosas, considerando que a ausência de medicação básicairá impactar diretamente os pacientes.

Confira quais medicamentos básicos estão em falta

  • Amoxicilina
  • Dipirona
  • Dipirona injetável
  • Prednisilona
  • Azitromicina
  • Ambroxol
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas