Gustavo Almeida

Wellington e a decisão de Rosa Weber

Ministra do STF suspendeu convocação de governadores para CPI da Pandemia.

23 de junho de 2021 às 08:02
2 min de leitura

O governador Wellington Dias (PT) comentou nesta terça-feira (22) a decisão da ministra Rosa Weber, do STF, de suspender a convocação dos governadores para depor na CPI da Pandemia, no Senado Federal. Na avaliação de Wellington, a decisão garante o cumprimento de um preceito constitucional.

Wellington Dias / Foto: Gustavo Almeida

Ao suspender a convocação, a ministra considerou a preservação do princípio da separação de poderes, que impede, por exemplo, o presidente da República de ser obrigado a depor em CPIs. Para Rosa Weber, essa prerrogativa também deve ser assegurada aos governadores.

Rosa Weber / Foto: Agência Brasil

Wellington Dias, cujo depoimento na CPI estava marcado para o próximo dia 30, disse que a decisão fortalece a democracia. Porém, o petista foi questionado se agora, com a decisão do STF, ele vai depor voluntariamente na condição de convidado, como havia se colocado à disposição anteriormente. Wellington, por sua vez, disse que vai tratar com os outros governadores sobre essa possibilidade, mas manifestou a sua disposição de comparecer.

Se realmente decidir ir voluntariamente, o governador do Piauí fará um gesto muito significativo e ainda deixará adversários desconcertados. Por outro lado, se ele não for, mesmo depois de ter dito que o problema era apenas o fato de ter sido convocado, aí não ficará legal.

A queixa era a convocação por imposição e isso não existe mais. Então, Wellington agora pode ir como ele dizia querer, de forma voluntária. Vamos aguardar.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas