Gustavo Almeida

Verborreia presidencial

Desequilibrado, Bolsonaro perde a compostura na ânsia de atacar ministro do STF.

07 de agosto de 2021 às 10:22
2 min de leitura

O presidente da República Jair Bolsonaro voltou a atacar o ministro do Supremo e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso. E dessa vez perdeu completamente a compostura.

Durante conversa com apoiadores em Santa Catarina, transmitida ao vivo nesta sexta-feira (6) em seu perfil oficial no Facebook, Bolsonaro se referiu a Barroso como “aquele filho da puta do Barroso”. Mais cedo, em almoço com empresários catarinenses, ele já tinha feito reiterados ataques ao ministro.

Jair Bolsonaro

A postura de Bolsonaro é gravíssima! Manifestações chulas, agressivas e desrespeitosas como essa não são dignas de quem tem o mínimo de educação e respeito para com o outro. Quando quem diz isso é um presidente da República, se dirigindo a um membro da Suprema Corte do seu país, a situação se revela com uma gravidade sem precedentes.

O uso de termos chulos tem sido marca de Bolsonaro, mas chegar ao ponto de chamar Barroso de “filho da puta” é a comprovação da completa incompatibilidade do sujeito Bolsonaro com o cargo de presidente. Um chefe de Estado precisa ter respeito, polidez e, acima de tudo, saber minimamente se controlar em suas falas.

A desculpa de que o presidente “fala o que pensa” ou é “sincerão” não cabe mais. Não se pode confundir falta de educação com sinceridade. Ao atacar com termo tão chulo e baixo um ministro do STF e presidente do TSE, Bolsonaro evidencia o quão grave é o momento político do Brasil.

Não é com essa verborreia que os problemas do país serão resolvidos. Aliás, problemas o Brasil só vem acumulando e não há sinais de que existe governo comprometido em resolvê-los. Xingar é mais fácil do que trabalhar.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas