Gustavo Almeida

Senador Marcelo Castro é designado relator-geral do Orçamento de 2023

Após ser escolhido, ele disse ser favorável à retirada do Auxílio Brasil do teto de gastos.

04 de maio de 2022 às 22:24
2 min de leitura

O senador piauiense Marcelo Castro (MDB) foi escolhido nesta quarta-feira (4) para ser o relator-geral do Orçamento da União para o exercício de 2023. A proposta orçamentária ainda vai ser enviada pelo Governo Federal para discussão no Congresso Nacional. O Executivo tem até 31 de agosto para apresentar a peça aos parlamentares.

Senador Marcelo Castro, do MDB (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

Nas redes sociais, Marcelo Castro comemorou sua escolha para a relatoria do Orçamento. O posto coloca o senador em uma condição de protagonismo no Congresso Nacional.

“Fui designado, hoje (4), pelo MDB, relator-geral do Orçamento para o exercício de 2023, função que exercerei com comprometimento, transparência, ética e seriedade. Sinto-me honrado com a indicação. Muito obrigado aos nobres colegas da Comissão Mista do Orçamento e a todos que me acompanham nesse trabalho diário de representar os piauienses e os brasileiros no Congresso Nacional.”, escreveu o perfil oficial do senador no Instagram.

Auxílio Brasil fora do teto de gastos
Em entrevista coletiva logo após ser designado para a relatoria, Marcelo Castro afirmou ser favorável à retirada dos recursos do Auxílio Brasil do teto de gastos. No entanto, ressaltou que ainda não sabe como o governo vai agir ao enviar a proposta orçamentária para o Congresso.

“A gente ouve informação de um lado. Ouve informação de outro, de que o governo iria propor excluir isso do teto de gastos. Não sabemos se isso se efetivará ou não. […] Eu seria favorável [a tirar o Auxílio Brasil do teto de gastos]”, declarou o senador.

O teto de gastos é a regra constitucional que limita o crescimento das despesas à inflação. Porém, Castro entende que a despesa com o programa social pode ficar de fora da regra.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas