Gustavo Almeida

PSD cobra reconhecimento

Sigla quer a coroação da parceria com o governador Wellington Dias (PT).

03 de agosto de 2021 às 09:27
2 min de leitura

Não é de hoje que o PSD, partido presidido no Piauí pelo deputado federal Júlio César, cobra o que seus dirigentes consideram ser um justo reconhecimento pela aliança mantida ao longo dos últimos anos com o governador Wellington Dias (PT).

É verdade que o PSD vem sendo reconhecido com obras e ações do governo estadual, mas quer a coroação dessa parceria com presença na chapa majoritária em 2022.

Georgiano Neto, Wellington Dias e Júlio César (Foto: PSD)

Envergadura para isso, convenhamos, o PSD tem. Possui Júlio César, deputado federal de votação expressiva e respeitado no Congresso Nacional. Tem Georgiano Neto, deputado estadual articulado que obteve em 2018 a maior votação da história do Piauí para o cargo.

Além disso, elegeu 40 prefeitos e 27 vice-prefeitos nas eleições municipais de 2020. Está, inegavelmente, entre os três maiores partidos políticos da base do governador. Apesar disso, a sigla encontra dificuldades para emplacar um nome na composição majoritária governista.

O MDB, favorito para indicar uma das vagas, tem sempre sido agraciado pelo governador em suas chapas. Foi assim em 2010, com o MDB na vice de Wilson Martins (PSB) – Wellington disputou o Senado na chapa – e em 2018, com Marcelo Castro em uma das vagas de senador. Em 2014 o MDB teve candidato próprio ao governo.

Em 2022, o que Júlio César cobra é o reconhecimento de uma longa parceria com Wellington. O que conta a favor do PSD dessa vez é algo que não existia nas últimas eleições para governador: oposição com estrutura.

Em outros pleitos, partidos como o PSD tinham que “engolir o choro” e aceitar ficar fora da composição majoritária, já vez que não tinham pra onde ir. Dessa vez, o cenário que se desenha aponta para outra realidade.

Embora a preferência do PSD seja ficar na base do governador, dirigentes do partido admitem que podem buscar o reconhecimento que tanto afirmam merecer em outros horizontes. 2022 nem chegou ainda, mas já mostra que não será como 2018.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas