Gustavo Almeida

Prefeitos podem incluir grupos na prioridade, diz Ministério da Saúde

Esta semana, prefeito de Teresina disse que vai incluir jornalistas na relação.

06 de abril de 2021 às 07:53
1 min de leitura

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), anunciou na manhã da segunda-feira (05) que vai incluir jornalistas, professores e guardas municipais na relação de grupos prioritários da vacinação contra a covid-19. Desde então, há quem levante a dúvida se prefeituras podem adotar a medida, uma vez que existe um Plano Nacional gerenciado pelo Ministério da Saúde.

Dr. Pessoa, prefeito de Teresina (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Em resposta ao Lupa1, o Ministério da Saúde confirmou que a orientação aos estados e municípios é seguir a ordem de prioridade estabelecida pelo órgão, mas disse que os governos estaduais e as prefeituras têm autonomia para incluir outras categorias.

“A orientação do Ministério da Saúde é para que estados e municípios sigam a ordem de prioridades prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. No entanto, todos têm autonomia para seguir com a vacinação conforme as demandas e realidades locais”, informou o Ministério por meio de nota.

Apesar do anúncio de inclusão de novas categorias na prioridade, Dr. Pessoa ainda não informou quando os profissionais de imprensa, professores e agentes da Guarda Municipal devem ser vacinados. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) é a responsável por coordenar a campanha de imunização contra a covid-19.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas