Gustavo Almeida

Para Themístocles, eleição do TCE-PI é uma das mais democráticas

Presidente da Assembleia Legislativa fez comparação com outras eleições.

27 de agosto de 2021 às 12:03
1 min de leitura

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), avalia que a eleição para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) é uma das mais democráticas. Ele comparou a disputa com escolhas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e de desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).

Deputado estadual Themístocles Filho (Foto: Thiago Amaral/Alepi)

“Aqui é bem mais democrático. Porque quando se vai escolher um ministro do Supremo é só uma decisão do presidente do Brasil, que escolhe e manda para o Senado. Quando o Tribunal de Justiça, que este ano vai encaminhar [lista de candidatos] para o governador do Piauí escolher o desembargador, só encaminha três nomes”, citou o deputado.

A eleição para a vaga de conselheiro do TCE-PI, na chamada “cota da Assembleia”, é uma das mais criticadas pela sociedade. A escolha é feita pelos deputados estaduais e sempre o escolhido é um político oriundo da Assembleia. Apesar de outros cidadãos poderem concorrer, os deputados só escolhem seus pares.

O prazo para inscrições dos candidatos se encerrou às 12h desta sexta-feira (27). A eleição acontece dia 16 de setembro no plenário da Assembleia Legislativa.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas