Gustavo Almeida

O MDB está com medo

Deputados do partido esperneiam para o governador temendo derrota em 2022.

05 de maio de 2021 às 07:38
2 min de leitura

Quem viu a repercussão da reunião do MDB do Piauí na última segunda-feira (3) percebeu uma choradeira de políticos emedebistas por mais atenção do governador Wellington Dias (PT). Alguns deputados estaduais do partido são os que mais choram e exigem que o governador “se interesse mais” pelo MDB.

Na verdade, toda essa zoada tem um motivo: medo. Com o fim das coligações proporcionais, muitos partidos estão temerosos de não conseguirem manter suas atuais bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Mas o MDB não está apenas temeroso, está assombrado!

Reunião na sede do MDB realizada na segunda-feira (Foto: Assessoria/Senador Marcelo Castro)

O partido tem atualmente seis deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Piauí, alguns deles eleitos graças às coligações que ainda eram permitidas em 2018. Com a regra atual, as projeções mostram que, no máximo, o MDB consegue reeleger quatro dos atuais seis deputados.

Diferente do PT, que se organizou para formar uma chapa competitiva que garanta a manutenção (ou talvez até ampliação) de sua bancada, o MDB se acomodou com os seus nomes tradicionais. Agora, assombrados com a possibilidade de serem comidos pela porca em 2022, a maioria dos deputados do partido manda recados e indiretas para o Palácio de Karnak.

Cobram ajuda do governador, cujo partido já está com sua chapa toda montadinha. O MDB sempre se intitulou como o maior partido do Piauí, mas quase sempre garantia esse tamanho pegando carona nos votos de outras agremiações partidárias. Agora, quando se vê dependente das próprias forças, faz beicinho e chora pedindo ajuda.

As queixas de alguns emedebistas causam espécie. Nem mesmo os candidatos a vereador, usados como cobaias da nova regra eleitoral em 2020, fizeram tanto calundu quanto alguns deputados estaduais do MDB do Piauí.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas