Gustavo Almeida

Ninguém pode impor o voto impresso no Brasil, diz Wellington Dias

Ele afirma que não é a vontade de uma única pessoa que vai prevalecer.

13 de julho de 2021 às 08:03
2 min de leitura

O governador do Piauí Wellington Dias (PT) afirmou que é um direito de qualquer cidadão defender o voto impresso no Brasil. Porém, lembrou que não é a vontade uma única pessoa que vai prevalecer. Em claro recado para o presidente Jair Bolsonaro, o petista destacou que é a maioria quem decide e não a vontade individual de alguém, por mais importante que se ache.

“A democracia permite o direito de alguém propor o voto impresso, mas a mesma democracia diz que é preciso ter uma maioria, em lei, para dizer o que prevalece. Não é a minha vontade, não é a vontade de alguém individualmente, por mais importante que se sinta”, falou o petista.

Governador Wellington Dias (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Sobre a discussão em torno da implantação do voto impresso, Wellington já se mostrou favorável a uma impressão por amostragem, diferente do que quer o presidente da República Jair Bolsonaro. No modelo defendido por Wellington, o voto impresso seria implantado em um número reduzido de seções espalhadas em diferentes pontos do país, apenas para servir de amostra para reafirmar a segurança, e não na totalidade das urnas eletrônicas.

O governador destaca que as instituições é quem vão decidir e não a vontade um só pessoa. “É a vontade do povo. Primeiro as regras através da casa que representa o povo, que é a Câmara Federal, e a casa que representa a Federação, que é o Senado Federal”, falou.

Wellington finalizou comentando declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro sobre a possibilidade de não ter eleições no Brasil em 2022 caso o voto impresso não seja instituído.

“A minha visão pessoal é que o nosso arcabouço democrático, ainda mais no ambiente de ampliação democrática que vive o mundo, ele sustenta. Nós vamos sim ter eleições, eleições limpas, eleições democráticas e que vença o melhor”, concluiu.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas