Gustavo Almeida

Jeová pensa em 2024 e viu que o PT não tem nada a lhe oferecer

Movimento do presidente da Câmara de Teresina tem muito mais a ver com o amanhã do que com o hoje.

31 de maio de 2022 às 14:46
4 min de leitura

Muita gente ainda está sem entender o movimento político feito pelo vereador Jeová Alencar (Republicanos) ao declarar apoio à pré-candidatura de Joel Rodrigues (Progressistas) para o Senado. O ato, por sinal, deixou Jeová a um passo de declarar apoio a Sílvio Mendes (União Brasil) para o governo do Estado, o que deve acontecer.

Jeová já deixou claro que quer ser líder e isso não é de agora. Vem desde 2017, quando, a contragosto do então prefeito de Teresina Firmino Filho, de quem era aliado, instituiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal e se reelegeu no posto. Hoje, está no terceiro mandato seguido no comando da casa. Desde então, ele não parou.

Jeová Alencar com Joel Rodrigues e Ciro Nogueira (Foto: Reprodução/Instagram Jeová)

Em 2018, coordenou a campanha eleitoral de Dr. Pessoa para o governo do Piauí em Teresina. Naquela ocasião, também declarou apoio à candidatura de Wilson Martins a senador. Wilson fazia parte da chapa majoritária de Luciano Nunes (PSDB) ao governo estadual, sendo, na época, adversário ferrenho do grupo radicado no Palácio de Karnak.

Em 2020, junto com o deputado Themístocles Filho (MDB), Jeová foi uma das figuras decisivas para a eleição de Dr. Pessoa na capital. Se Themístocles foi crucial na montagem do palanque político, coube a Jeová mobilizar a campanha de rua e conquistar lideranças até então ligadas a Firmino. Mas Jeová tem planos maiores e, ainda que ele não diga, todos sabem que tem.

Embora esteja em pré-campanha para deputado estadual, ele vislumbra também a eleição de 2024. Não é que ele vai impor candidatura a prefeito, mas quer estar no páreo para o pleito municipal. Visando isso, preferiu se afastar do bloco petista no Piauí. Ele tem certeza que, tendo Rafael Fonteles no governo, não teria a menor chance de eventual apoio do Palácio de Karnak em 2024. Ainda mais com Themístocles Filho, hoje seu desafeto, como vice-governador.

Do lado da oposição ele também não tem essa certeza, mas tem esperança. E político vive de possibilidades, de expectativa de poder. Se Sílvio Mendes perder a eleição para o governo, automaticamente passa a ser um nome fortíssimo para a eleição municipal. Se chegar ao Karnak – e Jeová pode ajudar nisso – Sílvio deixa de ser cotado para 2024 em Teresina.

Jeová Alencar, vereador de Teresina (Foto: Reprodução/Instagram Jeová)

É aí que Jeová enxerga uma brecha para, pelo menos, poder sonhar. Eleito deputado estadual com grande votação na capital – conforme apontam os prognósticos , liderando um grupo de vários vereadores e tendo sido importante para a eleição da oposição, Jeová avalia que pode ser uma das possibilidades do grupo de Ciro Nogueira para 2024.

Membros do staff político de Jeová não escondem o desejo de vê-lo ocupando postos mais altos. O comportamento das pessoas próximas ao vereador aponta que o presidente da Câmara tem pensado a longo prazo. Portanto, o movimento que ele faz hoje tem muito mais a ver com o amanhã. E amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas