Gustavo Almeida

Hospital Regional é abastecido por caminhão-pipa no Piauí

Bomba de água da unidade de saúde está com defeito há dois meses.

23 de fevereiro de 2021 às 16:35
2 min de leitura

Como se não bastasse os rotineiros problemas nos hospitais regionais do Piauí, agora tem unidade cujo abastecimento de água está sendo feito através de caminhões-pipa. Esta é a situação do Hospital Regional de Campo Maior, a 80 km de Teresina. O Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Piauí (Senatepi) denuncia que o hospital está dependendo de caminhões-pipa há dois meses.

Bomba de água do hospital apresentou defeito há 2 meses (Foto: Governo do Piauí)

Ainda conforme o Senatepi, mesmo com o uso dos caminhões-pipas, chega a faltar água durante a noite no hospital, o que prejudica os serviços básicos na unidade de saúde. Além disso, o sindicato afirma que existe uma preocupação com a qualidade da água fornecida no local. O Senatepi diz que a água é usada para clínica cirúrgica, laboratório, pronto-socorro, setor de Covid, cozinha e para dar banho nos pacientes internados.

A dependência dos caminhões-pipa começou após uma bomba que joga água para o hospital apresentar problemas. Porém, passados dois meses, o equipamento ainda não foi consertado. O hospital regional é de responsabilidade do Governo do Piauí.

O que diz a Sesapi

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que já foi aberto processo de licitação para perfuração de um poço tubular para o Hospital de Campo Maior. A Sesapi admitiu que ao longo do mês de janeiro o hospital contou com abastecimento por carro-pipa, mas disse que na cozinha foi utilizada água mineral.

A secretaria negou que o atendimento no hospital tenha sido prejudicado em algum momento por falta de água e informou que atualmente o HRCM está recebendo normalmente água do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE) de Campo Maior.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas