Gustavo Almeida

Flávio Nogueira diz que Paulo Guedes é um náufrago à espera da extrema unção

Parlamentar critica aumentos nas contas de energia e a proposta que limita alíquota do ICMS.

24 de maio de 2022 às 23:02
3 min de leitura

O deputado federal Flávio Nogueira (PT) criticou duramente nesta terça-feira (24) a política econômica do governo Bolsonaro, liderada pelo ministro da Economia Paulo Guedes. Nogueira iniciou a crítica ao falar sobre o projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados que limita em 17% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis nos estados ─ proposta defendida pelo governo federal, ─ e ainda sobre os constantes aumentos nas contas de energia.

Deputado federal Flávio Nogueira, do PT (Foto: Gustavo Almeida/Lupa1)

Para o deputado, a proposta de fixar um limite na alíquota do ICMS cobrado pelos estados é eleitoreira. O parlamentar acredita que a intenção do governo é empobrecer a receita dos estados nordestinos, onde os governadores são apoiadores de Lula (PT), e onde o ex-presidente possui reconhecida aceitação eleitoral. Flávio Nogueira avalia que a estratégia do governo Bolsonaro é dificultar a eleição dos petistas no Nordeste.

“Por que o governo faz isso [propor limite para o ICMS]? Isso é uma atitude eleitoreira. Ele sabe que aqui no Nordeste a maioria dos estados tem o ICMS como fonte de suas receitas. O pagamento do funcionalismo público também é baseado quase unicamente nessas receitas. Eles querem fazer isso para empobrecer a receita e os estados deixarem de cumprir essas obrigações por falta de dinheiro. Aí pode haver atrasos, pode haver greves e outras coisas mais. E é isso que ele [Bolsonaro] quer para prejudicar a eleição presidencial feita nesses estados, onde o favorito é o Lula. Esse é o objetivo”, falou o deputado.

Sobre Paulo Guedes, o parlamentar classificou o ministro como “fraco” e disse que ele é um náufrago que está apenas esperando a extrema unção. Nogueira ainda mencionou que Guedes é "um Posto Ipiranga que não existe”, em alusão à metáfora com o ministro criada ainda durante a campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018.

“Diziam que a energia elétrica está cara porque os reservatórios hídricos estavam secos. Estão cheios agora. Então por que a energia elétrica está cara? Não tem sentido isso. O que está faltando é um ministro da Economia. É fraco, um Posto Ipiranga que não existe. Um ministro da Economia, um náufrago, que está esperando só a extrema unção”, criticou.

Flávio Nogueira se filiou ao PT em março deste ano após duas décadas no PDT. Ele apoia as pré-candidaturas do PT ao governo do Piauí e à Presidência da República.

LEIA TAMBÉM:
Ciro Nogueira: "É um absurdo o que o Piauí cobra de ICMS"

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas