Gustavo Almeida

Ex-jogador Edilson Capetinha recebe título de cidadão piauiense

Iniciativa partiu do deputado estadual Felipe Sampaio, que vê relevantes serviços prestados pelo ex-atleta ao estado do Piauí.

17 de maio de 2024 às 07:44
2 min de leitura

A Assembleia Legislativa do Piauí entregou nesta sexta-feira (17) o título honorífico de cidadania piauiense ao ex-jogador de futebol Edilson da Silva Ferreira, o Edilson Capetinha. A honraria ao esportista baiano é de autoria do novato deputado estadual Felipe Sampaio (MDB) e foi aprovada em plenário no dia 8 deste mês.

Deputado Felipe Sampaio entregará título a Capetinha

Para justificar a concessão do título, o deputado Felipe Sampaio apresentou informações equivocadas. Ele disse que Edilson "ficou conhecido por seu talento como atacante e pelas habilidades técnicas com a bola nos pés" e mencionou que a fase mais marcante do jogador foi a passagem pelo Palmeiras na década de 1990, "quando conquistou diversos títulos importantes, incluindo a Libertadores da América e a Copa do Brasil".

Diferente do que informa a justificativa do projeto do deputado, Edilson não foi campeão da Libertadores nem da Copa do Brasil pelo Palmeiras. Além disso, também não é verdade que a fase mais marcante da carreira dele foi no clube alviverde. Pelo contrário: foi no rival Corinthians, onde foi campeão mundial em 2000, bicampeão brasileiro (1998 e 1999) e campeão paulista (1999) que Edilson Capetinha viveu o auge da carreira e se tornou ídolo.

No Palmeiras ele ganhou títulos, mas a ida para o rival Corinthians fez dele um desafeto da torcida palmeirense. Edilson ainda passou por Flamengo, Vasco, Bahia, Cruzeiro, Guarani e vários outros clubes. Na Seleção Brasileira, foi pentacampeão na Copa do Mundo de 2002.

O que fez pelo Piauí?

Sobre o Piauí, o deputado Felipe afirma que o ex-jogador "vem se destacando por atuar na promoção da inclusão social através do esporte, já tendo, inclusive, conhecido diversas cidades piauienses". Essa é a única referência que o parlamentar do MDB apresentou para justificar algum vínculo e/ou ligação de Edilson com o Piauí.

Desde que encerrou a carreira, Edilson tem atuado no lado empresarial, promovendo eventos e apostando no entretenimento com o esporte. No Piauí, ele vem para partidas festivas muitas vezes denominadas de "jogo das estrelas" em cidades do interior. Para o deputado Felipe Sampaio, esse é um relevante serviço prestado pelo Capetinha ao povo piauiense.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas