Gustavo Almeida

Está aberta a CPI

Rodrigo Pacheco autoriza formação do colegiado par apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da Covid-19.

14 de abril de 2021 às 08:32
2 min de leitura

Depois de muita polêmica e confusão entre poderes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), leu na tarde de ontem (13) o ato de criação da tão badalada CPI da Pandemia.

Foto: Jefferson Rudy / Jefferson Rudy/Agência Senado

Assim, está autorizada a formação do colegiado destinado a apurar as ações e eventuais omissões do governo federal no enfrentamento da Covid-19. A priori, conforme o requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a comissão deve “apurar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio para pacientes internados”.

Porém, ao oficializar a CPI, o presidente Rodrigo Pacheco informou que ela pode ir além do proposto pelo senador amapaense e também poderá apurar eventuais irregularidades em estados e municípios, conforme pedido apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE). Contudo, a atuação sobre prefeituras e governos estaduais se restringe a fiscalizar recursos da União repassados aos entes federados para combate da pandemia. A criação da CPI se dá em um contexto de crise entre poderes no Planalto Central.

O presidente Jair Bolsonaro é contra a CPI por entender que seu objetivo é prejudicá-lo, já que o foco das apurações é o governo federal. A decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do STF, de mandar o presidente do Senado instalar a CPI aumentou a confusão, já que muitos congressistas avaliam que houve invasão do Supremo na atividade do Poder Legislativo.

Por fim, os áudios de uma conversa com Bolsonaro sobre a CPI divulgados pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) fez a chapa esquentar ainda mais na capital federal. A dita CPI da Pandemia já começa pegando fogo e causando discórdia.

Se apenas para criar foi esse reboliço todo, imagine o que ainda pode vir no decorrer do seu andamento.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas