Gustavo Almeida

Enfim, cassação encaminhada

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprova cassação da deputada federal Flordelis (PSD-RJ).

09 de junho de 2021 às 08:44
2 min de leitura

Prestes a completar dois anos do assassinato do pastor Anderson do Carmo, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou ontem (08), por 16 votos a 1, relatório favorável à cassação da deputada federal Flordelis (PSD-RJ).

A parlamentar do Rio de Janeiro é acusada pela polícia e pelo Ministério Público de ser a mandante do assassinato de Anderson, que era seu marido, em 16 de junho de 2019. Daqui a uma semana o crime completará dois anos.

Deputada federal Flordelis / Foto: Divulgação

Flordelis é ré na Justiça e responde por homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio, uso de documento falso e associação criminosa armada. Apesar de todas as evidências, ela não pode ir para a cadeia por causa da imunidade parlamentar e tem sido monitorada por tornozeleira eletrônica desde 2020. Com a cassação do mandato, essa situação pode mudar.

O que chama atenção é que mesmo em meio às investigações, às provas levantadas pela polícia e as muitas contradições nos depoimentos de Flordelis, somente agora, dois anos depois, o Conselho de Ética toma uma decisão. Essa lentidão é vergonhosa em um país já marcado pela impunidade!

Na reunião de ontem no Conselho de Ética, o único a votar contra a cassação da parlamentar foi o deputado Márcio Labre (PSL-RJ). A aprovação do relatório ainda não é a cassação propriamente dita. Com esse passo dado pelo Conselho de Ética, o caso agora vai para votação no plenário da Câmara. Para que o relatório seja aprovado em plenário e a cassação seja sacramentada, são necessários 257 votos, ou seja, metade da Câmara mais um.

O que a sociedade espera é que Flordelis perca o mandato e possa responder às acusações sem os privilégios conferidos pela famigerada imunidade parlamentar.

É repugnante que uma ré na Justiça por homicídio triplamente qualificado e com tornozeleira eletrônica na perna exerça normalmente um mandato de deputada federal no Brasil. Essa vergonha precisa acabar ou então nós nunca seremos respeitados.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas