Gustavo Almeida

Dois prefeitos iniciam sexto mandato no Piauí

Gestores reeleitos em 2020 igualam marca de Quirino Avelino, ex-prefeito de Itaueira, e vão governar seus municípios pela sexta vez.

05 de janeiro de 2021 às 19:50
2 min de leitura

Dois prefeitos empossados no dia 1º de janeiro deste ano vão governar seus municípios pela sexta vez. Jailson Pio (Progressistas), prefeito reeleito de São Félix do Piauí, e Dó Bacelar (Progressistas), reeleito em Porto, venceram a sexta eleição para prefeito.

Jailson Pio e Dó Bacelar, ambos do Progressistas (Fotos: Reprodução/Facebook)Jailson Pio e Dó Bacelar, ambos do Progressistas (Fotos: Reprodução/Facebook)

Em São Félix, a 157 km de Teresina, Jailson Pio ganhou a primeira eleição para prefeito em 1982. Passados quase 40 anos, ele segue na vida pública e vai agora para o sexto mandato. Além de 1982, Pio venceu as eleições em 1992, 2004, 2008, 2016 e 2020.

Domingos Bacelar, o Dó, chegou à prefeitura de Porto, na região Norte do Piauí, pela primeira vez em 1988, ano em que foi promulgada a atual Constituição Federal do Brasil. Na época, ele tinha apenas 30 anos de idade. Hoje, tem 62 anos.

Jailson Pio e Dó Bacelar se juntam a Quirino Avelino (PTB), ex-prefeito de Itaueira que estava no sexto mandato e era recordista no Piauí. Quirino foi afastado do cargo em setembro de 2020 por decisão da Justiça, faltando três meses para concluir a gestão.

Porém, ao final dos próximos quatro anos, Jaison Pio deverá ser o que mais tempo governou. Isso porque os mandatos dos prefeitos do interior eleitos em 1982 foram prorrogados por dois anos e tiveram duração de seis anos, indo até 1988. Com isso, ele supera Dó Bacelar e deve ultrapassar Quirino Avelino em tempo de permanência no poder.

FICOU NO QUASE

Quem também poderia ter chegado ao sexto mandato de prefeito em 2021 era o hoje ex-prefeito de Piripiri, Luiz Menezes (Progressistas). Ele concluiu o quinto mandato como gestor do município, porém, perdeu a reeleição em uma disputa acirrada com Jôve Oliveira (PTB).


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas