Gustavo Almeida

Deputado Rodrigo Maia é expulso do Democratas

Maia também aguardava decisão do TSE sobre pedido de desfiliação do partido.

15 de junho de 2021 às 07:02
2 min de leitura

A Executiva Nacional do DEM expulsou do partido, por unanimidade, o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ). A decisão foi anunciada na noite desta segunda-feira (14). Por meio de uma nota oficial, a direção da legenda informou que a comissão "deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado".

Deputado federal Rodrigo Maia (Foto: Lupa1)

Como foi expulso do partido, Rodrigo Maia não corre o risco de perder o mandato. Ele agora pode buscar outra agremiação partidária para se filiar.

A expulsão, porém, era desejada por Maia. Em maio, ele já havia anunciado que apresentaria ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de desfiliação do DEM. Naquela ocasião, o deputado que está no sexto mandato não quis informar a qual partido vai se filiar.

Ao pedir a desfiliação, Maia afirmou que sofria "grave discriminação" política e pessoal na legenda e que houve "substancial mudança" do programa partidário do DEM, aproximando a sigla do presidente Jair Bolsonaro, seu desafeto político.

Porém, antes mesmo do pedido ser julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Democratas decidiu pela expulsão do parlamentar. Rodrigo Maia foi presidente da Câmara dos Deputados de julho de 2016 a fevereiro de 2021.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo DEM:

Nota Oficial

Em reunião realizada nesta segunda-feira (14), a Executiva Nacional do Democratas decidiu expulsar o deputado Rodrigo Maia (RJ) de seu quadro de filiados.

Após garantir o amplo direito de defesa ao parlamentar, os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Prof. Dorinha.

A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado.

Executiva Nacional do Democratas

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas