Gustavo Almeida

Com pompa de governador

Rafael Fonteles é paparicado por aliados ao apresentar balanço das contas do estado na Alepi.

03 de junho de 2021 às 07:48
2 min de leitura

O secretário estadual de Fazenda e coordenador do programa PRO Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi ontem (02) à Assembleia Legislativa do Piauí. Oficialmente, a visita teve como objetivo apresentar um balanço das contas do estado no primeiro quadrimestre, o que foi feito por Rafael no plenário do Legislativo estadual.

Esse tipo de apresentação acontece com frequência. No entanto, a ida dele ontem teve um clima diferente, com vistas para 2022. Quem esteve na Assembleia viu que o contexto era muito mais político do que técnico. Nem tanto da parte de Rafael, mas dos aliados que lhe paparicavam como já sendo “quase” um governador.

Rafael Fonteles Divulgação

Alguns deputados fizeram questão de ficar atrás do secretário no momento em que ele concedia entrevista à imprensa, sem a menor cerimônia. A movimentação em torno do secretário foi bem diferente das outras vezes que ele apresentou balanços financeiros do governo.

Rafael Fonteles, claro, manteve a postura firme de não falar sobre questões eleitorais e disse que eleição só deve ser tratada no ano que vem. No entanto, o “gênio da matemática” não precisa falar sobre o assunto para mostrar que é o pré-candidato do governador Wellington Dias (PT) ao Karnak. Além das atitudes mostrarem, tem muita gente que está falando por ele.

Quem viu o brilho nos olhos dos petistas e de alguns aliados ontem na Assembleia percebeu claramente que ali já não era mais a figura somente de um secretário estadual, mas sim de alguém com perspectiva de poder. No mundo político todos sabem que perspectiva de poder é algo que atrai pessoas, inclusive muitas que nunca foram próximas.

O comando do PRO Piauí faz de Rafael alguém a ser cortejado por políticos que buscam obras que lhes beneficiem em suas bases eleitorais, mas é a perspectiva de poder que faz tanta gente brotar no entorno do secretário. De agora em diante, Fonteles será uma fonte de amigos e, também, de “amigos”.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas