Gustavo Almeida

Ciro diz que volta de Lula ao cenário é “muito boa” para Bolsonaro

Senador avalia que chances de vitória do petista em 2022 são muito pequenas.

10 de março de 2021 às 08:20
3 min de leitura

O senador piauiense Ciro Nogueira (Progressistas) disse em entrevista publicada nesta quarta-feira (10) pelo O Globo que a anulação das condenações do ex-presidente Lula (PT) na Lava Jato é uma notícia positiva para o governo de Jair Bolsonaro. Na avaliação de Ciro, uma candidatura de Lula em 2022 consolida as chances de reeleição do atual presidente.

Ciro Nogueira diz que não crê em vitória de Lula (Foto: Agência Senado)

“É uma situação que mexe muito no cenário. Na prática, acho que cria uma disputa entre os dois extremos. É muito difícil se viabilizar alguma coisa intermediária. Acho que até consolida muito a chance de vitória do presidente Bolsonaro. É difícil o país voltar ao comando do PT”, falou Ciro.

Ele, no entanto, ressaltou que a anulação das condenações fortalece o PT em se tornar um partido expressivo no Congresso, uma vez que, na avaliação de Ciro, o ex-presidente Lula é um bom cabo eleitoral. “Eles passam a ter um discurso, uma expectativa”, declarou.

O senador acredita que Lula, se vier mesmo a ser candidato, estará no segundo turno com Bolsonaro, porém, disse que o atual presidente comemora o fato de enfrentar o petista.

“Pode até não se concretizar, mas é uma expectativa muito viável em uma eleição, e acho muito difícil ele não estar no segundo turno. Tanto Bolsonaro comemora por enfrentar o Lula, mas também o PT comemora em voltar a ter um candidato viável no segundo turno”, avalia.

Contudo, Ciro considera que, para a história de Lula, não seria bom ele disputar essa eleição, pois o petista sempre passou, principalmente para fora do país, a imagem de alguém imbatível. “Ele sempre passou essa imagem. E a chance de vitória dele é muito pequena. Mas ele vai fatalmente sucumbir a esse desejo do PT de ter um candidato viável”, falou.

Na entrevista, Ciro considerou que as pessoas subestimam a influência do bolsonarismo no Nordeste e disse que a região é conservadora e simpatiza com Jair Bolsonaro.

“O Nordeste nunca foi de esquerda. É até mais conservador do que o restante do país”.

Por fim, o senador concluiu dizendo que acha muito difícil os partidos de centro apoiarem uma candidatura de Lula. “O PP, com certeza, não [apoia]”, finalizou.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas