Gustavo Almeida

Aliado de Wilson Martins se filia ao Progressistas e deixa grupo do ex-governador

De olho na Câmara Federal em 2022, Wilson sofre baixa política na sua terra natal.

14 de setembro de 2021 às 13:24
4 min de leitura

O ex-governador Wilson Martins (PSB) voltou à base política do governador Wellington Dias (PT) este ano, mas não vai levar com ele aliados importantes na região de Santa Cruz do Piauí, sua terra natal. No último final de semana, ele viu uma de suas principais lideranças na cidade deixar o PSB, se filiar ao Progressistas e ainda anunciar apoio à pré-candidatura da deputada federal Iracema Portella para o governo do Estado.

Rogério Bié deixa o PSB e se filia ao Progressistas (Foto: Reprodução/Instagram)

O ex-vereador Rogério Bié, que foi candidato de Wilson a prefeito de Santa Cruz do Piauí em 2020, não vai seguir o ex-governador nas eleições de 2022. Até mesmo o apoio a Wilson para deputado federal não deve mais acontecer. É o fim de uma aliança política que já durava 32 anos. O próprio Rogério Bié, que tem um irmão vereador, confirma o afastamento e diz que seu líder político agora é o prefeito da vizinha cidade de Paquetá.

“Meu líder político hoje se chama Thales Coelho Pimentel, prefeito de Paquetá. Esperei ele [Wilson Martins] até o momento, por pedido do próprio senador Ciro Nogueira, devido a história que temos. São mais de 32 anos votando neles, desde meu pai. E o Ciro pediu para conversarmos com ele, mas provavelmente não vai dar certo”, falou Bié.

Segundo ele, o Wilson Martins nunca fez sequer uma ligação dizendo que será candidato a deputado federal. “Ele nunca ligou pra nós dizendo que é candidato”, falou.

A família de Wilson Martins sempre está presente nas disputas pela prefeitura de Santa Cruz do Piauí, mas em 2020 decidiu lançar o nome de Rogério Bié, que era o vereador mais votado do município. Derrotado pelo atual prefeito Barroso Neto (PTB), ele viu Wilson se afastar após a eleição. A filiação de Bié ao Progressistas aconteceu no sábado (11), em evento com a presença da deputada federal Iracema Portella e do deputado estadual Júlio Arcoverde em Santa Cruz do Piauí.

Com a ida de Bié para o Progressistas, Wilson Martins poderá ter dificuldades de mostrar ao governador Wellington Dias o seu capital político em Santa Cruz do Piauí, uma vez que o clã político do atual prefeito, cujos membros são adversários históricos da família de Wilson, já são aliados de longa data do governador.

Situação embaraçosa também em Wall Ferraz
Algo semelhante acontece no município de Wall Ferraz, vizinho a Santa Cruz e onde a família de Wilson tem forte influência política. Lá, o atual prefeito Guilherme Maia (Progressistas) foi eleito pelo grupo do ex-deputado estadual Rubem Martins, irmão de Wilson. O jovem Maia foi lançado em 2020 pelo então prefeito Danilo Martins (PSB), filho de Rubem e sobrinho de Wilson.

No entanto, Guilherme Maia garante que apoiará o candidato de Ciro Nogueira para o governo do Estado em 2022 e diz que não vai votar no grupo de Wellington Dias, a quem Wilson Martins e Rubem Martins agora estão aliados. No fim de semana, Maia recebeu Iracema Portella e Júlio Arcoverde em Wall Ferraz, ocasião em que reforçou o apoio.


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas