Direto ao Ponto

Afinal, para que serve o Banco Central?

Copom, Selic e Câmbio... No que isso pode me interessar?

01 de agosto de 2022 às 09:55
2 min de leitura

O Banco Central do Brasil, ou simplesmente BC, tem inúmeras e importantes responsabilidades no país, impactando muito o nosso bolso (apesar da maioria da população ignorá-las).

A primeira função do BC é controlar a inflação. O aumento generalizado dos preços é uma doença que desorganiza a economia, pune os mais frágeis, inibe investimentos e dificulta o crescimento do país.

Banco Central do BrasilMarcello Casal Jr / Agência Brasil

Para realizar este controle, a principal arma é o manuseio da taxa básica de juros, também conhecida como Selic. Desta forma, foi criado o Comitê de Política Monetária (Copom) que reúne-se frequentemente e determina a taxa da Selic. Atualmente, ela é de 13,25% a.a., porém, a expectativa é que ela se eleve para 13,75% a.a. ainda nesta semana.

Para fixar a Selic, assim como os rumos da política monetária, o Copom examina o nível e a tendência da inflação, as contas públicas, as atividades econômicas e o cenário externo, inclusive a Selic dos EUA.

Outras funções do BC

  1. O BC tem várias outras responsabilidades dentro da macroeconomia do Governo Federal. Vamos listar as mais importantes;
  2. O BC é o 'Banco dos Bancos', em outras palavras, os bancos podem ter necessidade de dinheiro vivo. Neste caso, eles recorrem ao BC;
  3. Como executor da política monetária, o BC pode dificultar ou facilitar a disponibilidade dos meios de pagamento na economia (papel moeda, cartões de crédito, etc);
  4. Como executor da política cambial, o BC pode influenciar fortemente a taxa de câmbio ao vender ou comprar dólares;
  5. Também cabe ao BC ser o depositário das reservas internacionais do país. A exemplo disso, no final de 2021, o Brasil acumulava US $ 362,0 bilhões em moedas e meios de pagamento estrangeiros. Estes servem, dentre outras coisas, como um 'seguro' do país para suas obrigações internacionais.
Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas