Andressa Martins

"Paulada na moleira", diz Regina Sousa sobre teto do ICMS

A governadora frisou que é a favor da diminuição dos impostos, mas defendeu que a medida passe a valer a partir do próximo ano.

21 de junho de 2022 às 11:16
2 min de leitura

Em entrevista à imprensa nesta terça-feira (21), a governadora Regina Sousa (PT) criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, determinando que as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis sejam uniformes em todo o país. Regina disse que a decisão foi uma ‘paulada na moleira’.

A governadora frisou que não é contra o projeto e que é a favor da diminuição dos impostos, mas defendeu que a medida passe a valer a partir do próximo ano.

“O ministro André Mendonça fez uma resolução que aprofunda mais ainda a perca dos estados. Então a gente não pode ficar quieto assistindo, não é que a gente seja contra o projeto, todo mundo é a favor de diminuir imposto, agora precisa ter compensação porque foi agora no meio do jogo. A gente faz um planejamento, um orçamento para o ano. Como é que a gente vai agora parar tudo, vai atingir Fundeb, vai atingir Saúde”, afirmou a governadora.

Regina Sousa
Junior Santos/Lupa1

“O que a gente queria que botasse pra valer só a partir do ano que vem, que aí quem for planejar, que já está em discussão a LOA daqui a pouco o orçamento, já ia planejar pro ano que vem já dentro dessa nova realidade. Agora nesse momento foi uma paulada na moleira dos estados, não é só no Piauí”, continuou Regina.

A governadora disse ainda que os estados vão recorrer à Justiça.

“Todos os estados tanto que 27 estados aderiram a fazer a ação judicial junto. Entra cada estado, mas é a mesma ação, os procuradores estão fazendo juntos. Na hora que for sancionado aí a gente tem que fazer essa entrada pra ver, porque tem gente que ainda acha que ele pode vetar ainda a história da compensação”, finalizou.

*Com informações do repórter Júnior Santos

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas