Andressa Martins

Eleições 2022: Conheça os pré-candidatos ao Senado Federal pelo Piauí

Em outubro apenas um senador será eleito para ocupar a vaga de Elmano Férrer (Progressistas).

04 de julho de 2022 às 09:42
3 min de leitura

Faltando menos de três meses para as eleições, quatro nomes já se colocaram como pré-candidatos ao Senado Federal pelo Piauí. Diferente das eleições passadas, em outubro apenas um senador será eleito para ocupar a vaga de Elmano Férrer (Progressistas).

Até o momento disputam a vaga o ex-governador Wellington Dias (PT), o ex-prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), o empresário Fábio Sérvio (Podemos) e o professor Ajosé Fontinelle (PMN).

Conheça um pouco cada um dos pré-candidatos

Wellington Dias (PT)

Natural do município de Oeiras, José Wellington Barros de Araújo Dias é bancário aposentado e escritor. Filiado ao Partido dos Trabalhadores, Wellington foi eleito vereador de Teresina em 1992. Em 1994 foi eleito deputado estadual e em 1998 foi eleito deputado federal. Em 2000 disputou a Prefeitura de Teresina, mas foi derrotado, retornado ao cenário político em 2002, quando foi eleito pela primeira vez governador do Piauí.

Wellington Dias Geraldo Magela/Agência Senado

Em 2006 foi reeleito governador e em 2010 renunciou ao cargo de governador e disputou uma vaga ao Senado, sendo eleito com quase 1 milhão de votos. Em 2014 Wellington voltou a disputar o Governo do Estado, sendo eleito pela terceira vez como governador. Em 2018 foi reeleito governador do Piauí.

Joel Rodrigues (Progressistas)

A vida política de Joel Rodrigues da Silva iniciou em 1992, quando tinha 22 anos e disputou uma vaga de vereador pela cidade de Floriano. Foi eleito em 1992, 1996 e 2000, assumindo a Presidência da Câmara do município. Foi eleito prefeito em 2004 e reeleito em 2008.

Prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, do Progressistas. Reprodução

No ano de 2014 disputou uma vaga de deputado estadual, ficando na 5ª suplência. Joel foi convocado e passou um período na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Em 2016 se candidatou a prefeito de Floriano, sendo eleito e reeleito em 2020.

Fábio Sérvio (Podemos)

O empresário e publicitário Fábio Sérvio é presidente do Podemos no Piauí e já foi testado nas urnas duas vezes. Em 2018 foi candidato ao Governo do Piauí pelo PSL, partido de Jair Bolsonaro, e ficou em quarto lugar com mais de 63 mil votos.

Publicitário Fábio Sérvio Andressa Martins/Lupa1

Em 2020, já pelo PROS, Fábio Sérvio disputou a eleição para prefeito de Teresina e amargou a 9ª colocação. O empresário obteve 1.944 votos, correspondente a 0,47% dos votos válidos.

Ajosé Fontenelle (PMN)

Ajosé Fontinele Divulgação

O professor Antônio José Fontinelle da Silva, conhecido popularmente como Ajosé, nunca disputou uma eleição. O pré-candidato é professor de Literatura, mestre em Letras, escritor, ator e cineasta.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas