Andressa Martins

Deputada quer facilitar benefício do INSS para pessoas com fibromialgia

No PL, Rejane Dias inclui a fibromialgia entre as doenças que permitem a concessão de auxílio por incapacidade temporária e aposentadoria.

17 de junho de 2022 às 11:14
1 min de leitura

A deputada federal Rejane Dias apresentou diversos Projetos de Lei que dispõem sobre a melhoria de vida para pessoas com fibromialgia. Um dos projetos apresentados pela parlamentar na Câmara dos Deputados, inclui a fibromialgia entre as doenças que permitem a concessão, sem período de carência, de auxílio por incapacidade temporária e aposentadoria por incapacidade permanente.

O PL altera o art. 151 da Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991. Conforme dados da Câmara dos Deputados, o projeto foi apensado ao PL 10718/2018, de autoria do Senado Federal.
Rejane Dias (Foto: Ascom)“A síndrome da fibromialgia (FM) é “uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas”, explicou a parlamentar.
Dentre os projetos da parlamentar para melhorar a vida das pessoas acometidas coma doença estão a criação de um Cadastro Nacional das Pessoas com Fibromialgia e a criação de uma carteira para as pessoas com fibromialgia.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas