Hospital do Dirceu inicia mutirão de cirurgias gerais neste sábado

Primeira etapa contempla procedimentos para correção de hérnias e retirada da vesícula; nova ação está prevista para os dias 19 e 20 de setembro

O Hospital Municipal Alberto Neto, no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina, inicia neste sábado (12) um mutirão de cirurgias gerais para pacientes que aguardam por procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação é realizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), responsável pela gestão da unidade.

 Ascom FMS   


Nesta primeira etapa, serão realizados procedimentos para correção de hérnias e colecistectomias, cirurgia para retirada da vesícula biliar. Os pacientes contemplados estão sendo contatados pela equipe do hospital para o agendamento e para receber orientações sobre os cuidados necessários antes dos procedimentos.

A iniciativa busca ampliar o acesso da população às cirurgias e reduzir a fila de espera por procedimentos na rede municipal de saúde.

Uma segunda etapa do mutirão está programada para os dias 19 e 20 de setembro. Além das cirurgias de hérnia e retirada da vesícula, a programação também contará com procedimentos de laqueadura.

Novos equipamentos

O Hospital do Dirceu também passou por melhorias na estrutura destinada aos procedimentos cirúrgicos. Recentemente, a unidade recebeu novas torres de vídeo para realização de cirurgias por laparoscopia.

A tecnologia permite procedimentos minimamente invasivos, que podem proporcionar menor trauma cirúrgico e recuperação mais rápida para os pacientes.

Com a modernização, a rede municipal amplia a capacidade de realização de cirurgias e passa a oferecer mais procedimentos com técnicas minimamente invasivas aos usuários do SUS.