FMS disponibiliza vacina contra a Covid-19 em todas as zonas de Teresina

Doses da vacina foram reorganizadas por conta do desabastecimento temporário do imunizante.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou uma reorganização de doses da vacina da Covid-19, a qual está disponível em nove postos por todas as zonas de Teresina, o que permite um melhor manejo do estoque de doses disponíveis atualmente.

 

Vacinação - Foto:Reprodução

Segundo a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, a mudança se dá por conta do desabastecimento temporário do imunizante. 

“O município é responsável pela aplicação das vacinas na população, mas depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde. Até o momento, não temos previsão de recebimento de novas doses, então optamos por concentrar nosso estoque em alguns pontos estratégicos”, justifica a coordenadora.

Dessa forma, as vacinas disponíveis foram distribuídas da seguinte forma:

Zona Leste

Zona Sul

Zona Sudeste

Zona Norte

 

Quem tem direito a tomar a vacina:

De acordo com o esquema atual, preconizado pelo Ministério da Saúde, a vacina da COVID-19 deve ser administrada periodicamente para alguns grupos prioritários, como pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, idosos (60 anos e mais), pessoas imunossuprimidas, gestantes e puérperas, indígenas, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional. 

 

Vacinação contra nova variante da Covid-19 - Foto: Reprodução Ascom FMS

Para os idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas a recomendação é um reforço a cada seis meses. Já os demais grupos devem tomar uma dose anual.

A vacina contra a COVID-19 também passou a integrar o calendário de rotina de todas as crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, que vão receber três doses. 

"Reforçamos que as crianças desta faixa etária que já receberam três doses da vacina anteriormente são consideradas imunizadas e não precisam se vacinar novamente", explica Emanuelle Dias. 

Já o grupo de pessoas entre cinco e 59 anos que não estão nos grupos prioritários, pela orientação do Ministério da Saúde, não tem mais a recomendação de tomar novas doses de reforço rotineiramente, sendo considerado imunizado com as duas doses do esquema primário.

Documentos necessários para vacinação:

No momento da vacinação, é necessário apresentar documentos como cartão de vacina, CPF ou cartão do SUS.