Davi, um bebê de 11 meses, teve alta nesta terça-feira (19), após passar toda a sua vida internado em hospitais. Ele estava internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na clínica pediátrica, desde que tinha apenas três meses de vida.
O bebê possui uma condição rara, diagnosticada como displasia esquelética e insuficiência respiratória. A enfermidade afeta seus ossos e músculos, o que dificulta o crescimento adequado dos pulmões.
Davi foi transferido da maternidade com três meses vida para um leito de UTI infantil do HUT, em seguida para a clínica pediátrica, onde passou por um longo processo de desospitalização, e por meio de uma ação integrada da atual gestão e equipes de enfermagem, serviço social, nutrição e atenção domiciliar (EMAD) do HUT, toda a assistência em casa, com auxílio de equipes de saúde da própria unidade de saúde serão garantidas ao bebê.
“Estamos esperando por esse momento desde que o Davi nasceu, o HUT me ajudou muito porque só assim eu tive a oportunidade e a alegria de trazer o meu filho para casa, meu coração está transbordando de alegria e gratidão”, contou Nayara, emocionada.
Segundo a coordenadora da clínica pediátrica, Carla Janaína, a equipe do HUT trabalhou coletivamente, com intuito de poder criar condições para o bebê ir pra casa junto com a sua mãe.
“Trabalhamos incansavelmente para possibilitar esse encontro, essa conquista é resultado de um esforço coletivo. Nós ficamos muito felizes ao ver a alegria dessa mãe por finalmente poder ter seu filho em casa”, declarou Carla Janaína, coordenadora da clínica pediátrica.
A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) colocou toda estrutura de equipamentos e materiais necessários à disposição da família para o acompanhamento e o suporte de Davi, a fim de proporcionar a ele uma vida com mais conforto e segurança ao lado dos
familiares.