O médico Sílvio Mendes (União Brasil) tomou posse como prefeito de Teresina na manhã desta quarta-feira (01), em solenidade realizada no Sesc Cajuína, no bairro Noivos, na zona Leste de Teresina. Também foi empossado o vice-prefeito Jeová Alencar, além dos 29 vereadores para a quadriênio 2025 - 2028.
Esse será o terceiro mandato de Silvio à frente da capital piauiense. Ele já foi eleito prefeito em 2004 e 2010 e retornou ao executivo após vencer as eleições com 52,19% dos votos, um total de 239.848 dos votos válidos.
Em entrevista à imprensa ao chegar na solenidade, o novo gestor falou sobre as ações do início do mandato e destacou a importância das extinção de algumas secretarias e grupos de trabalha, com o objetivo de reduzir gastos para focar em outras áreas como a saúde e o transporte público.
“Reduzimos sete secretarias, duas por questão de correspondência, como o governo federal. Isso, como consequência, teve mais de 300 cargos extintos. Nós acabamos com todos os grupos de trabalho, por exemplo o grupo de trabalho que cuida do Lagoas do Norte tá parada, então para quê ter um grupo de trabalho de uma coisa que não está acontecendo? Então por aí são mais de 500 cargos em comissão, que foram extintos é uma economia para poder comprar remédio”, disse o prefeito.
Também tomaram posse os vereadores: Eduardo Draga Alana (PSD), Bruno Vilarinho (PRD), Enzo Samuel (PDT), Daniel Carvalho (MDB), Juca Alves (PRD), Roncallin (PRD), Ana Fidelis (Republicanos), Joaquim do Arroz (PT), Fernanda Gomes (Solidariedade), Gustavo de Carvalho (PT), Venâncio (PT), Deolindo Moura (PT), Carlos Ribeiro (PDT), Zé Neto (MDB), Valdemir Virgino (PRD), Ismael Silva (PP), Elzuila Calisto (PT), Petrus Evelyn (PP), Delegado James Guerra (Avante), João Pereira (PT), Luís André (PL), Samuel Alencar (União Brasil), Dudu (PT), Zé Filho (PSD), Lucy Soares (MDB0, Aluísio Sampaio (PP), Fernando Lima (PDT), Carpejanne Gomes (Podemos) e Tatiana Medeiros (PSB).
Confira a entrevista do novo prefeito:
Natural de Campo Maior, Sílvio Mendes de Oliveira Filho se graduou em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Posteriormente, se especializou em ortopedia e traumatologia na Universidade de São Paulo. Trabalhou como médico no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, e também atuou no Ministério da Saúde. Durante 12 anos, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Teresina, nas gestões de Wall Ferraz, Francisco Gerardo e Firmino Filho.