Rafael Fonteles assume o comando do Consórcio do Nordeste nesta quarta

Consórcio foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos Estados Nordestinos.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assumirá a presidência do Consórcio Nordeste, nesta quarta-feira (05). Fonteles foi eleito por unanimidade em dezembro de 2024. O evento ocorrerá em Brasília e contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, do presidente Lula, além de outras autoridades do Governo Federal.

 

Governador Rafael Fonteles Foto: Divulgação/GOV-PI

Durante a cerimônia, será assinado um Memorando de Entendimento com o Ministério da Fazenda para impulsionar a transformação ecológica na região e promover o desenvolvimento sustentável.

O Consórcio Nordeste tem se destacado pela cooperação entre os estados, buscando soluções para desafios como desigualdade socioeconômica, infraestrutura e atração de investimentos. 

A nova gestão pretende ampliar a articulação política e econômica do grupo, com foco em energias renováveis, industrialização e desenvolvimento social.

Além da posse, o presidente Lula se reunirá às 17h, no Palácio do Planalto, com Rafael Fonteles e os governadores nordestinos para reforçar a importância do Nordeste na política de desenvolvimento do governo federal e alinhar estratégias para os próximos anos.

Consórcio do Nordeste

O Consórcio foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região Nordeste do Brasil, um território de desenvolvimento sustentável e solidário neste momento de grandes desafios.

A entidade recebe apoio de instituições internacionais, como o Banco Mundial, que financia projetos em países em desenvolvimento.