Pré-candidatos a prefeito de Teresina realizam convenções neste sábado

Partidos têm até 5 de agosto para definir seus candidatos, não sendo permitidas candidaturas independentes.

A partir deste sábado (20), inicia-se o período para as convenções internas dos partidos e federações. Em Teresina, cinco grupos políticos realizarão suas seleções para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas eleições municipais de outubro. 

Segundo a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997), os partidos têm até 5 de agosto para definir seus candidatos, não sendo permitidas candidaturas independentes. Para concorrer, os políticos devem estar devidamente filiados à legenda e serem escolhidos pelo partido para disputar o pleito.

Convenções em Teresina


Sílvio Mendes (União Brasil)

Horário: 9h

Local: Atlantic City


Fábio Novo  (PT)

Horário: 17h

Local: Arena Teresina Shopping


Tonny Kerley (Novo)

Horário: 15h

Local: Plenarinho da Câmara Municipal de Teresina


Dr. Pessoa (PRD)

Horário: 15h

Local: Teresina Hall


Telsírio Alencar (Mobiliza)

Horário: 9h

Local: Síto Cantão


Convenções 

As convenções partidárias funcionam como um processo eleitoral interno onde os partidos têm autonomia para definir sua estrutura de organização, podendo optar por formatos presenciais ou híbridos (presencial e virtual), conforme estipulado pela legislação eleitoral.

Durante as convenções, os filiados votam nas chapas inscritas para os cargos em disputa, determinando também o número que cada candidato utilizará na urna eletrônica.

Para concorrer, os interessados devem estar em pleno exercício dos direitos políticos, ser filiados ao partido, possuir nacionalidade brasileira, ser alfabetizados e ter domicílio eleitoral no município pelo menos seis meses antes do pleito. Além disso, é necessário ter no mínimo 21 anos para concorrer à prefeitura e 18 anos para o cargo de vereador.