Pesquisa para senador traz Júlio César forte na disputa geral e líder no segundo voto

O que mais chama a atenção na pesquisa é que Júlio César já supera Ciro e Marcelo na opção de segundo voto

Faltando mais de um ano e meio para as eleições do próximo ano, o instituto Paraná Pesquisas fez levantamento sobre a preferência do eleitor piauiense para as duas vagas de senador no Piauí.
Os números são animadores para Ciro Nogueira(PP), que lidera com 54,6% das intenções de voto. O também senador, Marcelo Castro(MDB), ficou em segundo lugar com 46,3% .

 O deputado federal, Júlio César Lima(PSD), que pretende disputar uma das vagas, mas que até aqui não oficializou sua disposição, já aparece em terceiro lugar com 37,4% na soma das menções nos cenários de 1ª e 2ª opção de voto, já que o Paraná Pesquisas questionou  sobre as opções de primeiro e segundo voto. Ciro Nogueira é a opção de primeiro voto para 40,1% e de segundo voto para 14,5%, Marcelo Castro é o primeiro  voto para 26,8% e o segundo voto para 19,5%.

O deputado federal Júlio César já aparece como  opção de primeiro voto para  14,4% dos entrevistados e de segundo voto para 23%.

Ciro e Marcelo, apesar de liderarem na soma dos dois cenários (1° e 2° votos), são os atuais detentores da vaga e já estão em pré-campanha, pois são declarados na busca a reeleição, o que os coloca em lembrança mais imediata na mente dos eleitores.

 

Deputado federal Júlio Cesar - Foto: Lupa1


O que mais chama a atenção na pesquisa é que Júlio César já supera Ciro e Marcelo na opção de segundo voto, quando se sabe que Júlio não ainda não colocou sua estrutura partidária em favor de uma candidatura ao senado. As intenções de voto que já o colocam  na disputa são inteiramente orgânicas e se entrelaçam com as intenções dos dois senadores, declarados pré-candidatos.

 

Marcelo Castro (MDB) e Ciro Nogueira (PP) e Júlio Cesar (PDT) - Foto: Montagem/ Lupa1


No cenário espontâneo, Ciro segue líderando, mas com apenas 4,7% das intenções. Marcelo, Wellington Dias, Rafael, Júlio César e Joel Rodrigues são lembrados, quando mais de 80% dos entrevistados disseram não saber e não responderam.

Júlio César, presidente do PSD no Piauí, partido que elegeu 65 prefeitos na última eleição,
esposo da atual senadora  Jussara Lima, pai do deputado Georgiano Neto, uma liderança incansável no fortalecimento do partido e responsável pela chegada de novos membros será, caso decida mesmo ser candidato ao senado, um forte concorrente a uma das duas vagas.

 

Georgiano Neto, Júlio César, Jussara Lima e Gilberto Kassab - Foto: Reprodução


Um ano e nove meses separam o eleitor dessa decisão. Muita água ainda por passar debaixo dessa ponte.


Ficha técnica


O Paraná Pesquisas ouviu 1.282 eleitores em 47 municípios do Piauí entre os dias 20 e 23 de janeiro. Nível  de confiança é de 95% e a margem de erro de 2,8 pontos percentuais.