Ciro critica Lula por reação à fala de Trump sobre Bolsonaro: “Falta de coerência”

Polêmica teve início após Donald Trump publicar em sua rede social que Bolsonaro estaria sendo alvo de uma “caça às bruxas” no Brasil.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) reagiu às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ter defendido Jair Bolsonaro em suas redes sociais. Para Ciro, a indignação de Lula com a fala de Trump representa uma “falta de coerência” em relação à própria trajetória política do PT.

 

Senador Ciro Nogueira - Foto: Lupa1

A polêmica teve início após Donald Trump publicar em sua rede social que Bolsonaro estaria sendo alvo de uma “caça às bruxas” no Brasil, em referência ao processo no qual o ex-presidente é réu por suposta tentativa de golpe de Estado.

Em resposta, Lula criticou publicamente a fala de Trump durante entrevista na Cúpula dos Brics, no Rio de Janeiro. “Esse país tem lei, tem regra e esse país tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, dê palpite na sua vida e não na nossa”, declarou o presidente.

Em vídeo publicado no Instagram, o senador se disse “perplexo” com a postura do petista. “Eu estou completamente perplexo, chocado com a falta de coerência do presidente Lula e da sua equipe, que veio agora cobrar soberania nacional por conta da fala de Trump”, afirmou.

Ciro relembrou episódios em que o PT buscou apoio internacional em disputas políticas no Brasil. “O senhor se esqueceu de quando foi preso? O seu partido recorreu a diversos organismos internacionais. Ou no impeachment da presidente Dilma, recorreu ao Comitê de Direitos Humanos da ONU para tentar suspender o processo”, disse.

O senador citou ainda o pedido de Dilma Rousseff para que a Organização dos Estados Americanos (OEA) interferisse no processo de impeachment, reuniões com embaixadores para denunciar o afastamento, vídeos de apoiadores em veículos internacionais pedindo ajuda estrangeira e o manifesto internacional contra a prisão de Lula em 2020, assinado por pessoas de mais de 40 países.

“Isso é muita falta de coerência. Presidente Lula, tenha respeito pela inteligência do povo brasileiro. Nós não aguentamos mais esse tipo de comportamento. Nem as suas palavras estão completamente equivocadas e contra a sua história”, concluiu.

Assista