Raimundo da Silva Sousa foi condenado a 21 anos de prisão pelo homicídio qualificado de Jailson dos Santos, executado a tiros após ter a própria residência invadida, em Teresina. O julgamento ocorreu no 2º Tribunal do Júri da capital, em ação do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI).
Segundo o processo, o crime aconteceu em 2022. Jailson estava em casa quando o imóvel foi invadido durante a madrugada. A vítima foi retirada da residência e posteriormente morta a tiros em via pública.
Ainda conforme os autos, os filhos menores de Jailson estavam na residência durante a ação, circunstância considerada pela Justiça na análise do crime.
Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu a autoria e a materialidade do homicídio e rejeitou as teses apresentadas pela defesa. Os jurados também entenderam que o assassinato foi cometido por motivo fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima, qualificadoras que agravaram a condenação.
Raimundo da Silva Sousa, apontado como integrante de uma facção criminosa, terá de cumprir a pena inicialmente em regime fechado.
O caso
Jailson dos Santos, de 38 anos, era pastor da Assembleia de Deus e foi executado a tiros na porta de casa, na Vila Santa Vitória, região do bairro Pedra Mole, zona Leste de Teresina.
A vítima foi atingida no tórax e na cabeça e morreu ainda no local.
Na época, a Polícia Militar informou que Jailson possuía passagens por calúnia e furto.