A cidade de São João do Arraial, que fica na microrregião do Baixo Parnaíba, região norte do Piauí, com população de 8.038 habitantes, vive com atenção a disputa entre dois candidatos a prefeito que representam dois grupos historicamente antagônicos na cidade. De um lado está a candidata Adalgisa Castro, conhecida como Professora Adalgisa (MDB). Do outro lado está Abdoral Melo(PT).
O clima de disputa na cidade extrapola o perímetro do município, pois é também protagonizado pelo vice-governador Themístocles Filho e pelo deputado estadual Limma, adversários declarados em vários municípios da região norte.
Pesquisa recente, realizada pelo instituto QUALITATIVA nos dias 01 e 02 de Outubro, ouvindo 300 eleitores, detectou que a candidata do MDB, professora Adalgisa, está na frente de Abdoral Melo, aparecendo com 48% dos votos, na resposta estimulada, contra 43,33% de Abdoral Melo.
O instituto QUALITATIVA também mediu a rejeição entre os dois candidatos. Abdoral Melo é o mais rejeitado, com 51% dos entrevistados. Adalgisa aparece apenas com 21,67% de rejeição.
A pesquisa, realizada pelo Instituto Qualitativa, ouviu 300 eleitores, entre os dias 01 e 02 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 5,55% para mais ou para menos. A mesma foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PI-00087/2024.