A pergunta que todo investigado faz
Quem recebe a notícia de que está sendo investigado em um inquérito policial costuma viver o mesmo momento de angústia. A primeira reação é procurar um advogado e fazer a pergunta que parece decisiva: se o delegado concluir que eu cometi o crime, eu serei processado?. A resposta honesta, ainda que desconfortável, é: depende.
Essa resposta não é uma fuga. É o retrato fiel de um sistema em que a investigação preliminar e o processo judicial são, por desenho constitucional, coisas distintas. Compreender essa distinção é o que separa o pânico da estratégia. E é sobre essa distinção que se debruça a jurisprudência mais recente do Superior Tribunal de Justiça, cujas decisões ajudam a iluminar o caminho de quem se vê no banco dos réus antes mesmo de haver réu.
Inquérito policial não é processo: a ausência de contraditório
O inquérito policial é um procedimento administrativo, de natureza inquisitiva, conduzido pelo delegado de polícia na delegacia. Não se confunde com o processo judicial. Essa diferença não é um detalhe técnico de manual: ela tem consequências concretas sobre o que pode e o que não pode acontecer com as informações ali produzidas.
No inquérito, não se admite o contraditório em sua plenitude. A pessoa investigada não pode, naquele espaço, contradizer livremente aquilo que o delegado está apurando, não participa da colheita das provas com as mesmas garantias que teria em juízo, não tem acesso irrestrito aos autos em todas as fases, nem pode exigir que a autoridade policial adote esta ou aquela linha investigativa. O delegado investiga; ele não julga, e o procedimento que conduz não é um processo.
Essa natureza inquisitiva é a chave de tudo o que vem a seguir. Se o inquérito não é processo, então o que nele se produz não tem a força de prova judicial. São elementos informativos — indícios, pistas, versões, laudos preliminares, depoimentos colhidos sem o crivo do contraditório. Servem para formar a convicção da autoridade sobre a existência de materialidade e autoria, e para embasar a decisão sobre indiciar ou não. Não servem, por si sós, para condenar ninguém.
O delegado indica, mas quem denuncia é o Ministério Público
Aqui está o ponto que mais tranquiliza — e ao mesmo tempo mais exige cautela. O delegado de polícia pode concluir, ao final da investigação, que aquela pessoa cometeu, em tese, uma infração criminal. Pode indiciá-la. Mas isso não é garantia de que o Ministério Público utilizará aquelas informações para denunciá-la.
O indiciamento é uma peça de acusação em sentido amplo, formulada no âmbito administrativo. A titularidade da ação penal pública é do Ministério Público, não do delegado. E o promotor de justiça não está obrigado a acolher a conclusão policial. Ele pode, simplesmente, pedir o arquivamento da investigação, mesmo diante de um eventual indiciamento formalizado pelo delegado. O caminho inverso também é verdadeiro: o delegado pode indicar o arquivamento daquela investigação, e ainda assim o Ministério Público oferecer denúncia por uma suposta infração criminal, desde que entenda haver elementos suficientes.
Em outras palavras: a conclusão do inquérito não é uma sentença antecipada. É uma opinião técnica da autoridade policial, submetida ao juízo do titular da ação penal. Entre o indiciamento e a denúncia existe um espaço de análise, de discricionariedade regrada e de responsabilidade institucional que pertence ao Ministério Público. Quem trata o indiciamento como destino confundido com o processo judicial está lendo o sistema errado.
Vícios do inquérito não contaminam a ação penal
Há ainda um segundo alívio — e uma advertência embutida nele. Vícios contidos no inquérito policial não contaminam automaticamente a ação penal, justamente porque o inquérito não se vincula à ação penal. A lógica é direta: se o procedimento investigativo não é processo, os defeitos que nele existem não se propagam, por si sós, ao processo que venha a ser instaurado depois.
Isso significa que eventuais irregularidades na fase inquisitorial — inclusive a oitiva extrajudicial de uma vítima conduzida por policiais, para citar um exemplo concreto — não geram, por si mesmas, a nulidade do processo. A nulidade processual exige demonstração de prejuízo concreto, conforme o artigo 563 do Código de Processo Penal, e não será declarada quando o ato não influir na verdade substancial ou na decisão da causa, nos termos do artigo 566 do mesmo diploma.
A advertência, porém, é esta: a mesma razão que “salva” o processo dos vícios do inquérito é a razão que impede que o inquérito, sozinho, condene alguém. Se os elementos informativos não têm força de prova judicial, eles não podem fundamentar um decreto condenatório. A prova que condena precisa ser produzida em juízo, sob contraditório e ampla defesa. O inquérito que “não contamina” também “não condena”. É uma via de mão dupla, e é exatamente aí que reside o equilíbrio do sistema.
O que a jurisprudência do STJ diz
Duas decisões recentes da Corte Superior ilustram com precisão esses limites. Vale transcrevê-las, porque nelas o raciocínio aparece na sua forma mais depurada.
A primeira é o Agravo Regimental no Habeas Corpus n. 1.120.542/PE, de relatoria da Ministra Nilsoni de Freitas (Desembargadora Convocada do TJDFT), Sexta Turma, julgado em 24 de setembro de 2026:
“Irregularidades ocorridas no inquérito policial, por sua natureza inquisitiva, não contaminam a ação penal quando a prova é produzida em juízo, sob contraditório e ampla defesa.”
A segunda decisão é os Embargos de Declaração no Agravo Regimental no Agravo Regimental no Habeas Corpus n. 1.002.207/RS, de relatoria do Ministro Rogerio Schietti, Sexta Turma, julgado em 15 de setembro de 2026:
“O acórdão embargado não foi omisso. Isso porque delineou, de maneira clara e concretamente fundamentada, os motivos pelos quais deveria ser mantida a absolvição do réu. Salientou, para tanto, que não foram apresentadas provas produzidas em juízo que apontassem o paciente (ora embargado) como proprietário das drogas apreendidas, não sendo o contrato de locação bastante para a comprovação da autoria delitiva. Ponderou, ainda, que não se admite, no ordenamento jurídico pátrio, a prolação de um decreto condenatório fundamentado, exclusivamente, em elementos informativos colhidos durante o inquérito policial, no qual inexiste o devido processo legal (com seus consectários do contraditório e da ampla defesa), com o destaque de que é possível que se utilize deles, desde que sejam repetidos em juízo ou corroborados por provas produzidas durante a instrução processual, o que, no entanto, não ocorreu.”
Lidas em conjunto, os trechos das duas ementas dizem a mesma coisa por ângulos opostos. A primeira afirma que irregularidades do inquérito não contaminam a ação penal quando a prova é produzida em juízo, sob contraditório. A segunda afirma que não se admite decreto condenatório fundado exclusivamente em elementos informativos do inquérito, embora seja possível utilizá-los desde que repetidos em juízo ou corroborados por provas da instrução. Uma protege o processo dos vícios da investigação; a outra protege o investigado da condenação baseada apenas na investigação. Juntas, elas desenham o contorno exato do que o inquérito pode e do que não pode.
O limite: quando o inquérito importa
Seria um erro, no entanto, concluir que o inquérito é irrelevante. Ele importa, e muito — só não importa do modo como o senso comum imagina.
O inquérito importa porque é ele que define, na prática, se haverá ou não ação penal. É ali que se formam os elementos que o Ministério Público avaliará para denunciar ou pedir arquivamento. É ali que a defesa, quando tem acesso aos autos, pode começar a construir sua estratégia, identificar fragilidades da acusação e preparar a prova que será produzida em juízo. É ali, também, que se decide sobre medidas cautelares, sobre representações por prisão, sobre buscas e apreensões.
O inquérito importa, ainda, porque os elementos informativos nele colhidos podem, sim, ser aproveitados — desde que repetidos em juízo ou corroborados por provas produzidas na instrução. Essa é a ressalva expressa na ementa do Ministro Schietti, e ela é decisiva. O que não se admite é a condenação fundada exclusivamente no inquérito. O que se admite é o seu aproveitamento quando a prova se confirma sob o contraditório. A diferença entre uma coisa e outra é a diferença entre um processo justo e uma condenação de papel.
Conclusão
Voltemos à pergunta inicial. Se você está sendo investigado em um inquérito policial, será processado por aquele entendimento do delegado? A resposta continua sendo: depende. E agora sabemos por quê.
O indiciamento não é sentença. A conclusão do delegado não vincula o Ministério Público, que pode denunciar ou pedir arquivamento independentemente dela. Vícios do inquérito não contaminam automaticamente a ação penal, porque o inquérito não é processo e não se vincula a ele. E, na outra ponta, o inquérito tampouco condena: elementos informativos colhidos sem contraditório não sustentam, sozinhos, um decreto condenatório.
O que resta, no meio desse arco, é a importância de uma defesa técnica, atenta e tempestiva. O inquérito não define o seu destino — mas define o terreno em que ele será disputado. Quem compreende a natureza do procedimento investigativo, seus limites e suas possibilidades, deixa de reagir ao pânico e passa a agir com estratégia. E, no processo penal, agir com estratégia é, muitas vezes, a diferença entre ser investigado e ser condenado.
Advogado | Colunista no lupa1.com.br
📞 (61) 3963-3260 | araujopinheiro.com.br