Prefeitura de Parnaíba diz que não há ilegalidade na nomeação da prima do prefeito Francisco Emanuel

Matéria publicada pelo Lupa 1 se baseou na Portaria Nº 192/2025, em que a prima do prefeito foi nomeada como professora de Ciências

A Prefeitura de Parnaíba, administrada pelo prefeito Francisco Manoel, ex-Novo Francisco, por meio da Assessoria de Comunicação, enviou nota de esclarecimento à Redação do Portal Lupa 1, contestando a matéria “Prefeito, ex-novo Francisco, nomeia prima como professora e “esquece” demais aprovados”, divulgada nesta segunda-feira (21/04).

Em nota, a prefeitura informou que Bruna Cristina Neres da Silva foi nomeada junto outo outros 119 professores, aprovados em concurso realizado ano de 2024. A nota também afirma que o professor Eduardo de Moraes e Souza já faz parte do quadro de efetivos antes da nomeação da prima do prefeito Francisco Emanuel.

Portaria de nomeação de Bruna Cristina Neres da Silva, prima do prefeito Francisco Emanuel

Confira a nota:

A Prefeitura de Parnaíba esclarece que a professora Bruna Cristina Neres da Silva, citada em matéria do Portal Lupa 1, foi aprovada em concurso público realizado durante a gestão do ex-prefeito Mão Santa e foi convocada agora, na atual gestão do prefeito Francisco Emanuel, junto com outros 119 professores que também aguardavam serem chamados.

A nomeação dos 119 profissionais faz parte do compromisso da atual gestão com o fortalecimento da educação pública, atendendo à demanda da rede municipal e respeitando a ordem de classificação no concurso. A posse coletiva dos professores reforça a seriedade com que a gestão trata a valorização da categoria e o investimento na qualidade do ensino.

No caso da professora Bruna Cristina, é importante destacar que o concurso em que ela foi aprovada foi realizado na gestão anterior, e sua convocação seguiu rigorosamente a ordem de classificação dos aprovados, critério esse estabelecido no edital do concurso público. Assim como os demais convocados, sua nomeação foi feita com base em critérios técnicos e administrativos — sem qualquer favorecimento.

Quanto ao servidor Eduardo de Moraes e Souza, citado na matéria como alguém que “não teria sido chamado por causa do sobrenome”, a Prefeitura informa que essa afirmação é completamente falsa. Eduardo foi convocado anteriormente, atua normalmente como servidor da Prefeitura e seu nome consta no Portal da Transparência, onde qualquer cidadão ou jornalista sério pode acessar e confirmar essa informação.

A tentativa de distorcer os fatos com acusações infundadas demonstra má-fé e descompromisso com a verdade.
A Prefeitura de Parnaíba reafirma seu compromisso com a legalidade, a transparência e a valorização dos profissionais que constroem diariamente uma cidade melhor.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Parnaíba

NOTA DO LUPA1 

O Grupo Lupa1 reafirma seu compromisso com a verdade e refuta toda e qualquer insinuação ou afirmação de que noticiar fatos, alertando a população sobre eventuais desmandos, abuso de poder e/ou uso de recursos públicos em benefício pessoal venha a ser distorção de fato, com má-fé jornalística.

As informações contidas no esclarecimento feito pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Parnaíba respondem e esclarecem sobre denúncia feita por nossa equipe, relacionada a professora Bruna Cristina.

Aguardando que a assessoria tenha a mesma disposição em responder e explicar sobre a gratificação concedida ao maqueiro Ruy Taffael, primo do prefeito Francisco Emanuel, que recebeu gratificação de 5 mil reais sobre seu salário, em detrimento dos 

demais profissionais que atuam na mesma área e seguem com seus salários sem qualquer alteração.

Confira link da reportagem: Em Parnaíba, parentada de prefeito já faz farra de privilégios