Entre os dias 10 e 17 de abril, a região do Cerrado e a faixa sertaneja do Piauí devem receber chuvas devido à formação de um canal de umidade que se desloca da Bahia em direção ao Sul do estado. A informação é da Diretoria de Adaptação e Mitigação da Defesa Civil, que destaca o alívio esperado para municípios severamente atingidos pela estiagem prolongada e pela chamada “seca verde”.
O canal de umidade está ganhando força e deve se manter ativo por pelo menos três a quatro dias, trazendo precipitações principalmente para as áreas mais vulneráveis do território piauiense, conforme explica o diretor da pasta, Werton Costa.
“Ele deve provocar chuvas justamente na porção mais vulnerável do estado, que é o nosso Cerrado e a faixa sertaneja”, disse.
Segundo Werton Costa, apesar de não serem suficientes para reverter os impactos da seca, as chuvas podem ajudar na recuperação parcial da vegetação e garantir algum abastecimento hídrico emergencial.
“Claro que as chuvas não vão ter o poder de reverter todo o ciclo da estiagem, mas elas vão, por exemplo, possibilitar o rebrote das gramíneas, a recuperação do pasto, a acumulação de alguma água em barreiro, que já vai servir para os animais. Ela é um alento no meio de um cenário de desolação”, afirmou .
Atualmente, 129 municípios piauienses tiveram seus decretos de emergência reconhecidos pelo governo do Estado, evidenciando a gravidade da situação provocada pela seca.