Após 06 anos de lenta e conturbada construção, com orçamento inicial de R$ 8 milhões, o “Shopping da Gente Deputado Zé Gentil”, assim denominado, que tem o propósito de vir a ser, na verdade, um shopping de camelôs, nos moldes do que existe em Teresina, foi inaugurado na cidade de Caxias-MA. De acordo com a propaganda da Prefeitura, que é administrada pelo prefeito Fábio Gentil, trata-se da maior obra de infraestrutura do município.
A inauguração do prédio de 04 andares, divididos em 275 boxes, foi prestigiada pelo govenador do Maranhão, Carlos Brandão, pelo vice-governador Felipe Camarão, pelas deputadas Amanda Gentil (federal), Daniella e Cláudia Coutinho (estaduais), e ainda pela presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão Iracema Vale.
O edifício que leva o nome do pai do prefeito Fábio Gentil, José Gentil, recentemente falecido, vítima de Covid, promete acomodar dezenas de ambulantes além de algumas pastas da administração municipal.
Cortina de fumaça
Apesar dos discursos em tom de promoção pessoal destinados ao prefeito Fábio Gentil e ao seu sobrinho, pretenso candidato a prefeito no pleito de 2024, Gentil Neto, o que não se comentou com clareza foram os defeitos que o prédio apresenta desde sua conclusão.
Em que pese a relativa grandiosidade da obra, o que se extraiu dos discursos foi que se tentou, em verdade, criar uma cortina de fumaça para ocultar os problemas denunciados por populares que visitaram o prédio horas antes da famigerada inauguração que conseguiu mobilizar até o governador do Maranhão.
Inaugurado antes de ficar pronto
Em vídeo encaminhado ao Lupa1, moradores mostram que o prédio do Shopping de Fábio Gentil, longe da maravilha propagada pelo prefeito e seus aliados, apresenta uma série de problemas em sua estrutura.
A começar pelas infiltrações que, em curto prazo já comprometem as instalações elétricas, colocando em risco as pessoas que venham a frequentar o espaço da praça de alimentação, por exemplo. Após chuvas todo o pavimento superior também alagou, indicando que o teto não garante segurança mínima durante o período chuvoso.
Além disso, nas imagens é possível ver também que o prédio apresenta mofo nas paredes e parte da vidraçaria está quebrada, o que também oferece risco aos usuários do lugar.
“Infiltração no último aqui, que é da alimentação, é o “pau” que tem, viu? Infiltração bastante mesmo. Infiltração pra todo lado. Ou o pessoal briga agora, ou vai ficar por isso mesmo”, diz o homem que gravou o vídeo.
Quando começa a funcionar
Passada toda a pompa da cerimônia de inauguração, com show e tudo, o que ambulantes ouvidos pelo Lupa1 ( que passará a ter sucursal na cidade de Caxias em breve) ainda não sabem quando o prédio será liberado para o uso dos permissionários.
O Lupa1 também apurou junto a fontes ligadas ao prefeito que as obra do Shopping ainda não foi totalmente concluída e que não há data exata para o término da mesma.
A oposição, que é mínima na cidade, mas aguerrida, ameaça entrar com denúncia no MP-MA com o objetivo de esclarecer os recursos empregados na obra, acionar a prefeitura e a construtora para que possam reparar os visíveis danos supostamente causados ao erário público.