Uma urna funerária indígena foi encontrada por pedreiros durante uma escavação nesta segunda-feira (06), no município de Miguel Alves, no Piauí. Segundo informações do setor de arqueologia da Universidade Federal do Piauí, o artefato pertence ao povo indígena tupi-guarani.
De acordo com a pesquisadora Hosana Tavares, pedreiros estavam trabalhando na extensão de uma residência no Povoado Porto do Designo, e encontraram a urna durante uma escavação para a instalação de uma pilastra.
“Nós não tínhamos conhecimento desses povos na região de Miguel Alves. Os pedreiros encontraram a urna, e após nós tomarmos conhecimento da urna, entramos em contato com os professores da UFPI para que eles viessem ao local para fazer os primeiros relatórios sobre o artefato. E no primeiro dia foi constatado que provavelmente o local onde a urna foi encontrada se tratava de um aldeamento dos povos tupi, mas só vamos ter certeza com o andamento das pesquisas”, afirmou a pesquisadora.
A professora afirmou também que foi uma surpresa descobrir o artefato na região, pois até o momento, não havia evidências da existência de povos indígenas no município.
“Foi uma surpresa muito grande para todos nós do município de Miguel Alves, porque nós não tínhamos conhecimento desses povos aqui na região”, disse.