Dados informados nesta segunda-feira (7) pelo Centro de Operações Emergenciais (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, apontaram que casos de Influenza A tiveram queda na capital no mês de janeiro, uma redução de 14% para 6%.
Se comparado à segunda quinzena de dezembro, que foi registrado um índice de contaminação de 79%, a redução é bem maior. E conforme os dados, essa queda demonstra que houve um surto amplo e intenso, porém breve da doença na capital.
O coordenador médico do COE Municipal, Walfrido Salmito, analisa que os dados são importantes para que o sistema público de saúde possa agir com ações para o atendimento. “As informações também contribuem para classificação epidemiológica dos casos notificados sobre a Influenza A ou SARS-CoV-2”, completou.
O presidente da FMS, Gilberto Albuquerque, informa que houve aumento no número de Unidades Básicas de Saúde especificas para o atendimento de casos de síndromes gripais. “Atualmente temos oito UBS em funcionamento para as pessoas com problemas de saúde relativos a síndromes gripais e esse número é alterado conforme a necessidade”, disse.