Nessa quarta-feira (07), a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) realizou a prova de seleção para o Laboratório de Redação, projeto com o objetivo de reforçar aos estudantes da 3ª série do ensino médio a produção textual. Neste ano, a secretaria ampliou o número de vagas para 1.260 estudantes, distribuídos em 21 Gerências Regionais de Educação (GRE).
O exame foi aplicado nas próprias escolas dos candidatos. Na zona Sul de Teresina, os alunos da 3ª série do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa participaram da seleção. A ação visa desenvolver habilidades em textos dissertativo-argumentativos, exigidos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A aluna Ana Maria Cardoso destacou a importância do projeto para a sua preparação para o Enem.
“A prova nos dá a chance de ingressar no curso e melhorar nossa nota na redação do Enem. Estou ansiosa para mostrar que posso alcançar mais de 900 pontos”, disse a aluna.
Segundo a professora Iúna Paiva, do Ceti João Henrique, o acompanhamento individualizado é essencial, ajuda o aluno a reconhecer seus erros e evita que ele cometa as falhas novamente.
A correção dos exames será realizada por professores da equipe técnica do projeto e o resultado será divulgado no site da Seduc no dia 16 de maio. Os aprovados no programa irão receber orientação no e-mail sobre as inscrições, que devem ser realizadas até 72h após a divulgação do resultado.
Sobre as aulas
As aulas do Laboratório de Redação começam no dia 31 de maio e vão acontecer aos sábados, das 8h às 12h, com atividades presenciais.
A metodologia do projeto inclui teoria, prática e foco na reescrita de textos, com o apoio da plataforma digital do Canal Educação.