Foi dada a largada para a maior feira literária do Piauí. Na noite desta sexta-feira (6), o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, prestigiou a abertura da 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), representando o governador Rafael Fonteles. O Salão ocorre no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), entre os dias 6 e 15 de junho.
Com o tema “Ler e Escrever – Existir e Resistir”, o Salipi 2025 celebra a leitura e a educação piauiense. A cerimônia de abertura marcou também o início do tradicional Seminário Língua Viva, com a palestra sendo ministrada pelo escritor, jornalista e influenciador digital Fabrício Carpinejar, com o tema “Abraço salva, cura, cicatriza”.
A Seduc estará presente no SaLiPi 2025 com um estande exclusivo, onde serão realizadas ações de incentivo à leitura, com a distribuição de 10.000 cheques-livros no valor de R$ 25,00, destinados a estudantes, como explica o secretário Washington Bandeira.
“O Salão do Livro do Piauí chega à sua 23ª edição, fomentando e estimulando a cultura, a arte, a literatura e, sobretudo, a educação. A Seduc está presente, mais uma vez, com um estande que destaca nossos clubes de leitura, espalhados pelas nossas escolas de tempo integral, feitos pelos próprios alunos, com seus professores. Estamos distribuindo 10 mil cheques-livros para os nossos estudantes terem acesso aos seus favoritos, prestigiando também os autores piauienses”, destaca Bandeira.
Durante os nove dias de evento, o estande da Seduc será casa para as Gerências Regionais de Educação (GREs) de Teresina. A cada dia, cada uma delas poderá apresentar os clubes de leitura de suas escolas, em um momento de troca de experiências, compartilhamento de boas práticas e valorização da leitura como elemento fundamental para a formação crítica e cidadã dos estudantes.