Nesta terça-feira (20), foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o projeto de lei do deputado estadual Franzé Silva (PT) que inclui os autistas adultos nas sessões de cinema obrigatórias voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A lei anterior do também deputado Franzé Silva, englobava apenas crianças e adolescentes. Com o novo projeto de lei, as pessoas que possuem autismo, sejam elas adultas , crianças e adolescentes, bem como seus acompanhantes, vão ter acesso total para às salas de cinema que vão ser adaptadas em todo o Piauí.
O petista disse que boa parte de suas leis são voltadas para esse público. "É uma felicidade saber que a casa recepcionou bem nosso projeto".
A nova lei tomou por base reinvindicações de adultos autistas, para que possam ter mais qualidade, conforto, lazer e educação.
Sobre o autismo
Os portadores possuem dificuldades na fala, exibem comportamentos repetitivos e apresentam falta de interação social.
O autismo é um transtorno comportamental e não apresenta riscos para o desenvolvimento físico.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), estabeleceu uma classificação única que é mais abrangente e possui níveis diferentes de funcionalidade.
As modalidades do distúrbio foram colocadas em um protótipo denominado de denominado de Transtorno do Espectro Autista (TEA).