Com o fim do ano se aproximando, começa a tradicional data de promoções do comércio, intitulada como Black Friday. A partir disso, aumenta a expectativa dos consumidores interessados em aproveitar a redução dos preços de produtos variados, tanto em lojas físicas, quanto virtuais.
Apesar da data oficial acontecer sempre na última sexta-feira do mês de novembro, neste ano de 2023 dia 24, alguns lojistas disponibilizam também os descontos ao longo de todo o mês de novembro.
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Porém, antes de procurar as ofertas, é necessário adotar certas precauções para evitar cair em golpes. De acordo com o coordenador do Procon Teresina, Bráulio Melo, é importante que o consumidor pesquise com antecedência os preços, para saber se o valor do produto desejado realmente está em oferta, ou se é apenas uma estratégia de mercado.
“O consumidor não deve se deixar levar por impulsos na hora de ir às compras. Fazer uma lista de desejos, definir orçamento e ficar de olho em cupons de desconto ajudará a economizar, lembrando que se for comprar adquirir somente aquilo que realmente necessita para não se endividar”, orientou.
O coordenador separou ainda algumas dicas para ajudar os consumidores que desejam realizar suas compras em lojas on-line.
“Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção de seus dados. É importante observar se o endereço eletrônico começa com HTTPS, além disso, se a página contém cadeado ativo no canto esquerdo da barra de endereço do navegador”, alertou.
Fique atento:
Só realize compras em sites seguros e confiáveis. Informe-se sobre a reputação da loja que planeja comprar. Procure no site informações básicas sobre o fornecedor como: nome da empresa, CNPJ/CPF, endereços físicos e eletrônicos, telefone e demais informações que possibilitem futuros contato com a loja;
- Não realize compras utilizando computadores de terceiros ou por meio de redes wi-fi públicas, seus dados podem ser clonados;
Desconfie dos preços anunciados muito abaixo da média do produto, muitas vezes essa prática é usada pelos golpistas nas vendas on-line;
Antes de realizar o pagamento verifique as opções. Se o vendedor realizar a venda somente via débito, Pix ou depósito bancário, isto pode significar que a loja pode não ser confiável;
Quando finalizar a compra nas lojas on-line, salve todos os registros de sua compra, como e-mails de confirmação, códigos de localização do produto, comprovantes de pagamento de e contrato da compra;
Caso se arrependa de ter realizado a compra pela internet, o consumidor pode desistir do produto. De acordo com o artigo 49.º do Código de Defesa do Consumidor (CDC), o prazo é de 7 dias contados da data da assinatura do contrato, independente da existência de defeito no produto, nas compras feitas pela internet, por telefone, dentre outras.
Denúncias e reclamações:
O consumidor que tiver os seus direitos violados ou que flagrar alguma ação abusiva por parte do fornecedor deve entrar em contato com uma das duas unidades do Procon Teresina. A matriz do órgão fica localizada na zona Leste, na Rua Manoel Nogueira Lima, 1347, bairro Jóquei, e a filial Sul, está situada na Rua Doutor Otto Tito, 1771, no bairro Redenção, ambos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Nos casos em que os consumidores forem vítimas de golpes ou fraudes deverão imediatamente registrar ocorrência na Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (DECCOTERC ), localizada na Rua Senador Joaquim Pires, 1199, Ininga, ou na Delegacia de Polícia mais próxima.